As férias de julho ganham um toque especial na Fnac Curitiba com as contações de histórias. Sempre aos sábados, às 17h, os encontros trazem música, brincadeiras interativas, abstração e manipulação de objetos, que buscam enriquecer o diálogo com o público, criando momentos especiais para o fim de semana. O Canto do Conto é realizado pela Cia Girolê, composta pelas artistas Caroline Casagrande, Cléo Cavalcantty e Moira Albuquerque, e é aberto gratuitamente ao público.
A Cia Girolê, criada em 2006, se apresenta há quase oito anos na Fnac, com histórias clássicas e modernas. Muitas são adaptações de livros, alguns ilustrados, que também são mostrados aos pequenos ao fim das contações. O uso de instrumentos musicais como pandeiro e violão e de bonecos alimentam o clima lúdico. A interação das crianças é ponto forte das apresentações, ao acompanhar as músicas ou serem convidadas a contar suas próprias histórias. “Algumas que frequentam com regularidade os sábados, já chegam com histórias ensaiadas para contar no palco”, comenta Moira.
Em julho, clássicos da literatura e histórias contemporâneas são adaptadas ao estilo de contação de histórias da Cia Girolê. No dia 4, a versão de Ruth Rocha de “Romeu e Julieta”, que já foi apresentado pelo grupo e “é uma das favoritas das crianças, com um visual forte e colorido e interação com bonecos”. No dia 11, uma adaptação de “Onde Vivem os Monstros” de Maurice Sendak, e no 18, “(Re)contos Grimm”, com hsitórias tradicionais dos irmãos Grimm. A programação para julho encerra no dia 25 com “A Palavra Feia de Alberto”, de Audrey Wood.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?