Curitiba recebe lançamento de série documental baseado no etarismo

Documentário Canto das Anciãs. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

No dia 21 de fevereiro (sexta-feira), a Cinemateca de Curitiba exibe o primeiro episódio da série documental “Canto das Anciãs”. A produção tem direção de Bruna Thimoteo, e busca destacar a importância da mulher idosa como fonte de conhecimento para as novas gerações. O lançamento acontece a partir das 20h, e tem entrada gratuita. 

Por meio da música, o documentário desmistifica a visão etarista da população acerca das mulheres mais velhas, e celebra histórias com o poder de ensinar a viver de forma mais plena.

Personagens

A personagem principal do documentário é Cremildes Ferreira Bahr, conhecida como Dona Mide, importante figura feminina do Paraná e pilar na preservação da cultura caiçara paranaense. Os caminhos de Bruna e Dona Mide se cruzaram durante a produção do documentário “Guiança” (2021), sobre a fandangueira. 

De acordo com a diretora, o intuito do “Canto das Anciãs” é ajudar a nova geração a viver de modo mais sábio. “Queria trazer um olhar bem sensível para o cotidiano dessas mulheres, reforçando sua importância para a sociedade. As idosas são nossas guardiãs de sementes”, afirma.

Dona Mide mora em Curitiba, e nasceu em uma família de músicos paranaenses. Ela chegou a participar de corais, compôs e gravou algumas canções, e se especializou no fandango. Tornou-se referência para os movimentos em defesa da cultura paranaense e à conscientização e luta em favor do fandango, atuando com o Grupo Meu Paraná.

Diretora

A ideia do projeto nasceu através da relação de Bruna com suas avós. Ela sempre se interessou pelas histórias das pessoas mais velhas e em todo o conhecimento que as antigas gerações podem oferecer. Ao conhecer as obras da artista mexicana Natallia Lafourcade, junto com a cantora octogenária cubana Omara Portuondo, entendeu a vontade e importância de produzir seu próprio documentário audiovisual sobre o tema.

Projeto

Depois deste lançamento, “Canto das Anciãs” vai percorrer festivais e mostras de audiovisual, para então ser disponibilizado no YouTube. O projeto prevê a produção de mais três episódios com outras personalidades paranaenses, em próximas inserções em projetos de lei de incentivo à cultura. A exibição será seguida de mesa redonda com Bruna Thimoteo e Dona Mide, mediada por Amanda Souza. 

Serviço: Lançamento da série documental “Canto das Anciãs” em Curitiba

Quando:  21 de fevereiro de 2025 (sexta-feira)

Horário: 20h

Onde: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174)

Quanto: Evento gratuito.

Por Yasmin Luz
13/02/2025 09h00

Artigos Relacionados

Fevereiro tem oficinas de escrita criativa gratuitas em Curitiba

Semana do Cinema com ingressos a R$ 10 começa hoje (06)