Súbita Companhia estreia peça que celebra 18 anos de teatro em fevereiro

Espetáculo Deriva da Súbita Companhia. Foto: Carol Castanho.
Foto: Carol Castanho

Celebrando 18 anos dedicados ao teatro, a Súbita Companhia estreia um novo espetáculo em fevereiro. As apresentações de “Deriva” acontecem do dia 20 de fevereiro a 02 de março no Teatro Zé Maria. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes das apresentações. As sessões acontecem de terça a sexta, às 20h, com duas apresentações aos sábados (às 17h e às 20h), e às 17h aos domingos.

Texto

Quem assina a dramaturgia é Maíra Lour e Pablito Kucarz. Ela ainda dirige o espetáculo, e ele compõe o elenco ao lado de Dafne Viola, Flávia Imirene, Nathan Gabriel e Patricia Cipriano. O trabalho é montado a partir das relações do corpo, da palavra e das imagens atravessadas pela cidade. “Deriva” percorre pelo centro de uma cidade, com observações e atenção aos detalhes das narrativas múltiplas da vida urbana.

A Súbita Companhia iniciou o processo de elaboração da peça a partir de diversas leituras. Entre elas, a afirmação do geógrafo Milton Santos: “O centro do mundo está em todo lugar, o mundo é o que se vê de onde se está”. O elenco fez vivências pela cidade com as artistas Carla Kinzo, Sol Faganello e Ivan Haidar. O espaço urbano é revisitado nos corpos dos artistas em cena, criando novos territórios e entendimentos de fronteiras.

O espetáculo condiz com as pesquisas e peças já apresentadas pela Súbita Companhia ao longo de 18 anos. A fundação do grupo aconteceuem 2007 em Curitiba, produzindo espetáculos, produtos audiovisuais, publicações e ações afirmativas. Pensando corpo e movimento, já dialogaram com outros artistas e companhias nacionais e internacionais, elaborando 18 peças, 11 publicações em dramaturgia, 8 curtas metragens e outros trabalhos artísticos.

O projeto de criação da dramaturgia de “Deriva” foi realizado através do Edital PNAB Fomento (Aldir Blanc II) da Fundação Cultural de Curitiba e o projeto de montagem através do Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas, no qual a companhia foi contemplada no biênio 2024-2025.

SERVIÇO – Espetáculo “Deriva” da Súbita Companhia

Quando: de 20 de fevereiro a 02 de março de 2025

Horário: terças, quartas, quintas e sextas, às 20h; sábados, às 17h e às 20h, domingos, às 17h

Onde: Teatro Zé Maria – José Maria Santos (R. Treze de Maio, 655)

Quanto: entrada gratuita

Ingressos: distribuídos uma hora antes das apresentações

Classificação indicativa: 14 anos

Informações: no Instagram da @subitacompanhia.

Por Brunow Camman
10/02/2025 17h26

Artigos Relacionados

Textos de Fernanda Torres são tema de Roda de Leitura em Curitiba

“Amor pela vida cotidiana”: entrevista exclusiva com Tony Ramos e Denise Fraga, da peça “O Que Só Sabemos Juntos”