Exposições e museus para visitar nas férias em Curitiba

Museu Paranaense. Foto: por Brunow Camman/Curitiba Cult.
Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult

O período de férias é marcado por várias atrações diferentes. Seja nos últimos dias de 2024 ou no começo de 2025, há muitas possibilidades de curtir arte em Curitiba. São museus com exposições temporárias ou fixas dos mais diferentes assuntos e linguagens.

Confira indicações de exposições para aproveitar nas férias:

Poty no MON

Exposição Poty no MON. Foto: Reprodução Museu Oscar Niemeyer.

Exposição Poty no MON. Foto: Reprodução Museu Oscar Niemeyer.

O centenário de Poty Lazzarotto foi celebrado em 2024, o que estimulou esta mostra no Museu Oscar Niemeyer. “Trilhos e Traços – Poty 100 Anos” tem vários trabalhos organizados por núcleos temáticos, como sua paixão por cinema e o cotidiano da cidade. Murais, gravuras e diversas criações de Poty são celebradas na mostra. O MON fecha nos dias 25/12 e 01/01, e abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita na quarta-feira, e a partir de R$ 15 (meia) nos outros dias.

Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999).

German Lorca

Exposição German Lorca no MON. Foto: Rafael Dabul.

Exposição German Lorca no MON. Foto: Rafael Dabul.

O fotógrafo reconhecido internacionalmente German Lorca é celebrado nesta mostra individual. “German Lorca, Mestre da Fotografia” resgata desde imagens do começo da carreira, ainda como amador, em 1947, até as mais marcantes, de campanhas publicitárias a capas de discos. Itens pessoais como câmeras também podem ser vistas. O MON fecha nos dias 25/12 e 01/01, e abre de terça a domingo, das 10h às 18h. Entrada gratuita na quarta-feira, e a partir de R$ 15 (meia) nos outros dias.

Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999).

Gustavo Magalhães

Gustavo Magalhães Foto Mariana Pajuaba

Gustavo Magalhães. Foto: Mariana Pajuaba.

Inaugurada em dezembro, a exposição “Fusão” traz obras do artista visual paranaense Gustavo Magalhães. A mostra solo tem mais de 30 trabalhos, com pinturas a óleo sobre materiais descartados como madeiras, papéis e tecidos. Essa exposição questiona os limites entre imagem e suporte, além de discutir o descarte de materiais e a renovação do significado do que será descartado. A entrada é gratuita.

Onde: Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280).

“A Dedo e Adendos”

A Dedo e Adendos. Arte: Tony Camargo.

A Dedo e Adendos. Arte: Tony Camargo.

“A Dedo e Adendos” reúne trabalhos do paranaense Tony Camargo, feitos desde 2003. São obras realizadas em acrílico sobre papel, algumas inéditas. A temática dos desenhos passa pela influência da mídia visual e dos smartphones. Tony Camargo já teve obras suas expostas em grandes salões como Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea do Ceará. A visitação é gratuita, e terça a domingo, das 9h às 19h.

Onde: Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280).

Arte ecológica

Exposição Confluências. Foto: Divulgação Hospital INC.

Exposição Confluências. Foto: Divulgação Hospital INC.

O diálogo entre arte e natureza é destaque da mostra “Confluências”, no Espaço Cultural INC, do Instituto de Neurologia de Curitiba. São esculturas do norte-americano Kevin Robinson e telas da catarinense Lili Dal Pozzo. Os trabalhos fazem pensar sobre as relações com a natureza e seus ciclos. A visitação é gratuita no mesmo horário de funcionamento do shopping Pátio Batel, onde funciona o espaço.

Onde: Espaço Cultural INC – Pátio Batel, piso S1 (Av. do Batel, 1868).

MUPA

Museu Paranaense. Foto: por Brunow Camman/Curitiba Cult.

Museu Paranaense. Foto: por Brunow Camman/Curitiba Cult.

O Museu Paranaense abre durante as férias em seus horários normais – fecha apenas no dia 01/01, e abre dia 31/12 das 10h às 14h. Nas outras datas, o espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. Esse museu tem mostras etnográficas, itens históricos e também pesquisas contemporâneas, em uma variedade de temas e mostras. “Mejtere: histórias recontadas” é uma exposição marcante com temática de povos nativos, enquanto “o corpo ali onde não está”, de Miro Spinelli, é resultado de um edital recente do museu, promovendo novos trabalhos, por exemplo.

Onde: R. Kellers, 289.

“Amados – Zélia & Jorge”

Exposição Amados Zélia e Jorge Foto Brunow Camman Curitiba Cult

Exposição Amados Zélia e Jorge. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

O casal Zélia Gattai e Jorge Amado tem seu amor celebrado nesta exposição com entrada gratuita. São vídeos e fotos exclusivos com curadoria da filha Paloma Amado. Áreas interativas mostram atitudes românticas dos dois, enquanto fazem um interessante resgate histórico dessas figuras relevantes da cultura nacional.

Onde: Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280).

Por Brunow Camman
28/12/2024 09h00

Artigos Relacionados

Verão Maior Paraná promove ações de conscientização ambiental

Verão Maior Paraná: Dicas importantes para aproveitar a temporada com segurança