A cultura em Curitiba hoje e amanhã: entrevista exclusiva com prefeito Eduardo Pimentel

Eduardo Pimentel. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

A vida cultural em Curitiba é efervescente. De espetáculos de rua até shows que lotam estádios, de exposições a manifestações artísticas, há inúmeras atrações que fazem parte do dia a dia na capital paranaense. Cada pessoa tem seus eventos e espaços culturais favoritos, inclusive o novo prefeito da cidade. Eduardo Pimentel, que assume a Prefeitura de Curitiba em 2025, contou com exclusividade ao Curitiba Cult sobre suas atividades favoritas, lembrando de momentos marcantes do entretenimento na cidade. Ele ainda destacou seus planos para o mandato referentes à cultura e revelou quais shows ainda espera que a capital recebe durante seu mandato.

1. Que lugares você gosta de frequentar em Curitiba?

Um dos meus lugares favoritos é o Cine Passeio, uma verdadeira joia cultural de Curitiba. Sempre que posso vou com minha família. Tive a honra de contribuir para sua realização quando fui Secretário Municipal de Obras Públicas. Inaugurado em 2019, o Cine Passeio ocupa um antigo quartel revitalizado no centro da cidade e resgatou os cinemas de rua, mas com um formato moderno e atual. Este ano, o Cine Passeio teve a grande honra de receber o aclamado diretor Francis Ford Coppola para a estreia nacional de seu filme Megalopolis. Isso reforçou ainda mais a relevância e o prestígio do nosso espaço cultural.

2. Quais seus principais projetos para a cultura nos próximos 4 anos?

Tenho a ambição de ampliar e diversificar a programação cultural da cidade. Pretendo ampliar o calendário de grandes eventos culturais como a tradicional Oficina de Música de Curitiba, que continuará com duas edições, uma de verão e outra de inverno. Também vamos manter e fortalecer as comemorações do aniversário de Curitiba, o Festival de Inverno, o Festival da Palavra, e o Natal de Curitiba – que já é o maior do Brasil e vamos trabalhar para colocar esse evento na rota dos grandes festivais internacionais. Além disso, vou criar o Festival da Primavera, um novo evento que vai trazer ainda mais vida e diversidade cultural para nossa cidade, gerando fomento à economia criativa.

3. Cite três shows que você gostaria muito de ver em Curitiba no próximo ano?

Meu gosto musical é bastante eclético, então seria incrível ver novamente Coldplay em Curitiba. Outro destaque internacional para movimentar o cenário de grandes eventos na cidade seria Taylor Swift, que é um fenômeno entre os jovens. Além disso, acredito que outros gêneros também merecem destaque, como o MPB, o rock nacional e o sertanejo, com nomes como o Zé Neto e Cristiano.

4. Quais momentos culturais te marcaram aqui em Curitiba?

Um dos momentos mais marcantes da minha trajetória foi a Oficina de Música de Curitiba de 2009, quando o festival homenageou a música latino-americana. Eu estava à frente do marketing da Fundação Cultural de Curitiba e me envolvi muito para garantir a visibilidade desse evento, que é um dos maiores festivais de música da América Latina. Foi um momento de aprendizado e de forte conexão com a música e a cultura latino-americana, e me sinto muito orgulhoso de ter contribuído para o seu sucesso.
Outro momento que me marcou foi o show do Coldplay, em 2023. Foi uma experiência incrível ver tantas famílias emocionadas, todas juntas desfrutando da música dessa banda extraordinária. O apoio da Prefeitura de Curitiba foi fundamental para garantir que tudo corresse bem, e o evento se tornou um marco na nossa cidade. É sempre bonito ver como a cultura pode unir as pessoas em torno de um momento de celebração.

Por Brunow Camman
20/12/2024 13h49