Performance e oficina gratuitas movimentam quarta (18/12) do MAC em Curitiba

Performance Pó de Adriana Omoto. Foto: Ulisses Candal Sato.
Foto: Ulisses Candal Sato

Duas atividades gratuitas acontecem nesta quarta-feira no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná). O espaço, que ocupa a Sala 9 do Museu Oscar Niemeyer, realiza a Quarta Pública, projeto que promove ações sem custo. Nesta edição, recebe a artista visual Adriana Omoto, que realiza oficina pela manhã e performance à tarde.

A oficina “Percepção Expandida do Tempo Através do Movimento” promove uma vivência prática sobre improvisação e presença corporal, das 10h às 11h30. O público alvo é de artistas, dançarinos, performers e pessoas interessadas em práticas corporais. A atividade aborda a percepção do tempo por meio do movimento, utilizando exercícios de respiração, percepção e presença para ampliar autonomia em improvisações de dança. A classificação é de 16 anos. Inscrições são feitas pelo link disponibilizado pela organização, que confirma via WhatsApp. São apenas 20 vagas.

Já a performance “Pó” acontece às 16h. Por meio de micromovimentos, a artista explora atemporalidade e a busca por origens, criando uma experiência sensorial e poética que propõe diálogos entre corpo, espaço e tempo.

Adriana Omoto

A artista, pesquisadora e professora de dança Adriana Omoto comanda as experiências. Ela é mestra em Artes na linha de pesquisa Modos de Conhecimento e Processos Criativos em Arte pela PPGArtes/Unespar. Sua produção artística é focada na investigação de movimento, articulando dança e performance com estudos socioambientais e ecofeministas.

MAC

Fundado em 1970, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) tem mais de 2 mil obras em seu acervo. Fazem parte dessa lista nomes de artistas paranaenses, brasileiros e internacionais. O MAC conta ainda com o Setor de Pesquisa e Documentação, especializado em arte moderna e contemporânea, e um Setor Educativo que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

SERVIÇO – Oficina “Percepção Expandida do Tempo Através do Movimento” e Performance “Pó” de Adriana Omoto no MAC

Quando: 18 de dezembro de 2024 (quarta-feira)

Horário: Oficina faz 10h às 11h30, performance a partir das 16h

Onde: Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Sala 9 do Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999)

Quanto: gratuito

Inscrições: para oficina no link disponibilizado pelo MAC

Classificação indicativa: para a oficina, 16 anos; para a performance, 18 anos.

Por Brunow Camman
11/12/2024 11h00

Artigos Relacionados

Curitiba recebe tradicional espetáculo natalino no Teatro Guaíra

Projeto visual dos fotógrafos Walter Firmo e Nilo Biazzeto Neto é lançado nesta quinta-feira (12/12)