Exposições em Curitiba para visitar em dezembro

Obra de Gustavo Magalhães. Foto: Mariana Pajuaba.
Foto: Mariana Pajuaba

O último mês do ano é recheado de opções para apreciar obras de arte em Curitiba. Há várias novidades em galerias e museus que estreiam nesse mês ou que estão em cartaz desde novembro, que ainda contam com dias de visitação no mais natalino dos meses.

Confira a lista com sugestões de exposições de arte em Curitiba para dezembro:

Gustavo Magalhães

Gustavo Magalhães Foto Mariana Pajuaba

Gustavo Magalhães. Foto: Mariana Pajuaba.

O artista visual paranaense Gustavo Magalhães terá uma exposição solo na Caixa Cultural, a partir de 18 de dezembro. Serão 33 obras, nas quais o artista realiza pintura a óleo sobre materiais descartados como madeiras, papéis e tecidos. O trabalho denominado “Fusão” questiona os limites entre imagem e suporte, além de discutir o descarte de materiais e a renovação do significado do que será descartado. A entrada é gratuita.

Onde: Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280).

Museu Oscar Niemeyer

MON Cesar Brustolin SMCS.jpg

Museu Oscar Niemeyer. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

O aniversário do Museu Oscar Niemeyer foi marcado pela inauguração de três exposições, no dia 22 de novembro, e que ainda podem ser visitadas. “O Olho da Noite” traz obras feitas em vidro soprado, com temática dos signos do zodíaco. Já “Afinidades III – Cochicho” é a terceira movimentação de um projeto do MON em relacionar trabalhos de diferentes artistas a partir de uma temática. E “Convivendo em Harmonia com a Impermanência” traz uma videoinstalação e um museu virtual relacionados à clássica mostra “Asia: a Terra, os Homens, os Deuses”.

Onde: R. Mal. Hermes, 999.

Solar do Rosário

Mosaico Exposição no Solar do Rosaário. Foto: Solange Lenioski Chadai.

Mosaico Exposição no Solar do Rosaário. Foto: Solange Lenioski Chadai.

Os resultados de oficinas de arte do Solar do Rosário ganham exposição no local em dezembro. Entre 07 e 14 de dezembro, são exibidas obras feitas nos Ateliês infantil, infantojuvenil e mangá. Depois, de 16 a 20, tem a mostra dos trabalhos da Oficina de mosaico. A entrada é gratuita e aberta ao público, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h ao meio-dia.

Onde: R. Lourenço Pinto, 500.

“Poty, Poéticas da Vida”

Exposição Poty Poéticas da Vida. Foto: Valenthine Lemes/Curitiba Cult.

Exposição Poty Poéticas da Vida. Foto: Valenthine Lemes/Curitiba Cult.

Uma exposição exclusiva e interativa acontece na PUCPR até 14 de dezembro. São trabalhos de Poty Lazzarotto, para comemorar o centenário do artista paranaense, em itens que estão sendo expostos pela primeira vez e experiências imersivas. Óculos VR, painéis e projeção mapeada com trabalhos marcantes de Poty fazem parte da mostra. “Poty, Poéticas da Vida” está com uma ação especial solidária: quem doar um brinquedo novo ou usado em bom estado, ganha a entrada. É preciso agendar as visitas, que acontecem de hora em hora, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 18h.

Onde: Centro de Realidade Estendida da PUCPR – Bloco 01 (amarelo) segundo andar (R. Imaculada Conceição, 1155).

“Procura-se”

Projeto Procura-se da Máquina de Ativismos em Direitos Humanos. Foto: Divulgação.

Máquina de Ativismos em Direitos Humanos. Foto: Divulgação.

Uma série de ações artísticas acontecem em diferentes pontos da cidade para discutir os sessenta anos do golpe militar de 1964. O projeto “Procura-se” é comandado pelo curso de extensão da UFPR, Máquina de Ativismos em Direitos Humanos com apoio do Comitê de Cultura do Paraná. Projeções de imagens ligadas à repressão e resistência à ditadura serão exibidas no dia 06, às 19h, no Centro Politécnico, e no dia 09, às 19h30, na Praça Rui Barbosa, na Praça Zacarias e na Reitoria. No dia 10, das 11h30 às 13h30, acontece uma intervenção no Prédio Histórico da UFPR: um arquivo de metal terá registros de cidadãos curitibanos perseguidos pela ditadura, convidando os transeuntes a interagir e entender a história da cidade.

Programação completa: no perfil da Máquina de Ativismos em Direitos Humanos.

“A Dedo e Adendos”

A Dedo e Adendos. Arte: Tony Camargo.

A Dedo e Adendos. Arte: Tony Camargo.

A partir de 17 de dezembro, a Caixa Cultural recebe ainda a exposição “A Dedo e Adendos”. São trabalhos do paranaense Tony Camargo, feitos desde 2003. Algumas obras são inéditas, realizadas em acrílico sobre papel. A temática dos desenhos passa pela influência da mídia visual e dos smartphones. Tony Camargo já teve obras suas expostas em grandes salões como Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea do Ceará. A visitação é gratuita, e terça a domingo, das 9h às 19h.

Onde: Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280).

 

Por Brunow Camman
06/12/2024 10h10

Artigos Relacionados

Exposição imersiva sobre Poty Lazzarotto tem entrada solidária gratuita

Evento literário tem passeio histórico no Centro de Curitiba e oficinas gratuitas