“Tentar transformar dor em esperança”: 03 Perguntas para Criolo, que se apresenta sábado (30) em Curitiba

Criolo. Foto: Divulgação Helder Fruteira.
Foto: Divulgação

O trabalho potente de Criolo chega a Curitiba em apresentação única nesse fim de semana. O MC, cantor e compositor traz a turnê “Ciclo” para o palco da Live no sábado (30/11). A tour encerra uma fase da carreira na qual Criolo foi inspirado pela diversidade musical e ancestralidade em meio à resistência durante a pandemia. O show destaca o disco “Sobre Viver”, mas também traz surpresas da carreira.

Na entrevista exclusiva para o Curitiba Cult, Criolo explica algumas influências e comenta o que “Ciclo” renova em sua trajetória.

01 – “Sobre Viver” traz diferentes referências musicais e também assuntos variados, da presença de orixás até as vivências de crianças, como em “Pequenina” e “Moleques São Meninos, Crianças São Também”. Como foi o processo de entender esses temas e criar uma unidade para o disco, e como é leva-lo aos palcos?

São situações que infelizmente ainda são presentes na rotina dos lugares esquecidos pelo Estado – tenho muitas memórias tristes de infância nisso – e em ramificações dos demais que as músicas abordam. Tentar transformar dor em esperança é um trabalho de uma vida. Esse disco é uma tentativa de dividir as dores, mas também de apontar caminhos para sair e respirar esperança. Nos palcos, o show vai se construindo aos poucos. É um trabalho de uma vida toda, que passa por cada período. Acredito que cada show tem um tanto do outro.

02 – “Ciclo” encerra uma fase do “Sobre Viver”. O que o levou a encerrar essa história e produzir a nova turnê? Como a turnê é representada dentro da sua carreira?

É um momento de transições estéticas, sonoras e dialéticas, e representa esse momento de não descansar, de não aceitar mais do mesmo e sempre buscar algo novo para estudar e dividir com todos. Essa unidade se dá na concepção e se fortalece na estrada com tempo de entender e acolher este novo.

03 – Apresentações em outras cidades como em Brasília tiveram participações especiais dos indígenas Fulni-ô, entre outros. Curitiba terá alguma surpresa no repertório ou participação? Qual sua expectativa para o show na capital paranaense?

Tem sim e das boas, aguardem mais que isso. Convido geral pra ir conferir! O show é cheio de muita boa energia e a surpresa é linda demais e a expectativa é sempre das melhores. Sempre fui muito bem recebido na cidade.

SERVIÇO – Criolo em Curitiba com a turnê “Ciclo”

Quando: 30 de novembro de 2024 (sábado)

Horário: a casa abre às 20h, show às 22h

Onde: Live Curitiba (R. Itajubá, 143)

Quanto: a partir de R$ 50 (meia) a R$ 200 (inteira), variando conforme setor e modalidade

Ingressos: no site Uhuu!.

Por Brunow Camman
28/11/2024 12h17

Artigos Relacionados

03 Perguntas para Siamese, cantora que começou carreira em Curitiba e lança primeiro disco autoral

“Numanice” em Curitiba: Ludmilla chega a Curitiba com turnê de sucesso