Nos dias 12 e 13 de dezembro (quinta e sexta-feira), Piraquara recebe a quinta edição do festival Encontro de Tradições. O evento ocorre no centro histórico da cidade, e vai oferecer 15 apresentações, seis exposições, oficinas e uma feira de artesanato. A programação começa às 9h e é totalmente gratuita.
Durante os dois dias de festa, grupos de capoeira, tambores japoneses, folia dos reis, boi de mamão, viola caipira, música africana e fandango se apresentam nas tendas e palcos montados para o festival, celebrando as culturas e costumes presentes no Paraná.
Dentre os participantes, estão a Associação de Capoeira Angola Dobrada, Grupo Ukuthula, Wakaba Taiko, Companhia de Santos Reis Anunciando o Rei Messias, Boi de Mamão da Associação Mandicuera e o Grupo de Fandango Mestre Eugênio. Além disso, a Orquestra Fraterna de Viola Caipira, vinda de São Paulo, também marca presença no festival.
Os coletivos, associações, famílias, cooperativas, aldeias e quilombos do Paraná confeccionam, de maneira artesanal, os produtos exibidos na feira. Com cerca de 10 comunidades, o evento conta com artesanato em palha, barro, madeira, arte indígena, e expressões das culturas imigrantes como ucranianos, poloneses e dos povos rurais do Paraná.
Dentre as oficinas preparadas para o festival, o professor Florencio Rékág, da Terra Indígena Rio das Cobras ensina as tradições da cultura Kaingang na Tenda Indígena. Já a Tenda do Natal Brasileiro promove cantigas tradicionais com o mestre Itaercio Rocha. A Tenda Congada Ferreira conta a história do grupo sediado na Lapa.
Na Tenda Copel, as crianças se divertem com “Histórias Eletrizantes”. A companhia preparou atividades lúdicas com a dupla de atores Jacuí e Maricota, que ensinam como prevenir acidentes com energia elétrica através de histórias, mágica e brincadeiras.
Realizado pela produtora Olaria Projetos de Arte e Educação, a feira ocorre desde 2017 e, a cada ano, uma cidade do Paraná sedia o evento. O festival tem apoio da Copel e da Prefeitura de Piraquara e foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Paraná.
Mais informações podem ser conferidas nas redes sociais da organização.
Quando: 12 e 13 de dezembro de 2024 (quinta e sexta-feira)
Horário: a partir das 09h
Onde: Centro Histórico de Piraquara (Rua Manoel Alves Cordeiro s/n – junto à linha do trem).
Quanto: Evento gratuito
Informações: nas redes sociais da organização.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.