BairrU: conheça o bairro projetado por Jaime Lerner que será construído no Autódromo de Curitiba

Projeto PARC Autódromo. Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação

A requalificação urbana da área onde funcionou o Autódromo Internacional de Curitiba irá resultar em um dos maiores projetos imobiliários do Paraná. A empreitada da empresa BairrU, voltada para o desenvolvimento imobiliário, traz um bairro planejado intitulado PARC Autódromo, projeto assinado pelo urbanista Jaime Lerner. O evento de lançamento do empreendimento acontece nesta quinta-feira (07/11), na Ópera de Arame.

O conceito do PARC Autódromo vai além de criar espaços habitacionais. O planejamento inclui não apenas lotes residenciais, como também comerciais, trazendo ainda duas praças, um parque e um viaduto que irá facilitar o acesso ao novo endereço. O PARC Autódromo fica a 15 minutos do Centro de Curitiba, a 10 minutos do Jardim Botânico e a 25 minutos do Aeroporto Internacional de Curitiba.

Amplitude

O novo bairro terá uma área de 560 mil m², sendo 130 mil m2 composto por áreas verdes e espaços de lazer, o equivalente a 20 campos de futebol. O conceito do projeto visa unificar comodidade e conveniência, seguindo conceitos contemporâneos de urbanismo como sustentabilidade, áreas públicas de convívio, diversidade de uso e caminhabilidade.

Lerner

Estamos orgulhosos e felizes em anunciar essa grande novidade para Curitiba. Realizaremos o grande sonho do Jaime de ter um bairro para as pessoas com o conceito de morar, trabalhar e viver bem em um só lugar. Esse projeto deve se tornar uma referência no mercado imobiliário mundial”, destaca Fernando Bau, CEO e fundador da BairrU. Bau pensou o conceito do novo bairro com Jaime Lerner, buscando carregar o futuro do urbanismo como conceito central.

O projeto, que mantém um trecho da pista original do Autódromo, foca em questões essenciais para o desenvolvimento urbano, como sustentabilidade e valorização de áreas verdes de uso coletivo. Além disso, os espaços habitacionais e comerciais conseguem agregar desenvolvimento humano e geração de empregos para a região.

Após o falecimento de Lerner, ícone do urbanismo no Paraná, quem ficou responsável pelo projeto foi o arquiteto Paulo Kawahara. Ele é um dos fundadores do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. Já atuou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) e foi assessor técnico do Governo do Estado, além de ter sido o diretor-presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), quando foi desenvolvido o plano de desenvolvimento integrado para a Região Metropolitana de Curitiba.

PARC Autódromo

O planejamento de áreas construídas do projeto inclui mais de 40 torres residenciais e corporativas, além de 300 terrenos para residências. Um shopping a céu aberto, com mais de 200 lojas, também faz parte do empreendimento. “Todo o planejamento e a criação do bairro foram focados em oferecer um conjunto de modernidade, segurança e proporcionar um novo estilo de vida para os moradores, inspirado nas melhores cidades do mundo. Estamos transformando essa visão em realidade com o PARC Autódromo”, explica Bau.

Outro ponto relevante do projeto da BairrU é o uso da tecnologia para maior conforto e segurança. O bairro é eletronicamente fechado, com reconhecimento facial e de veículos, cercamento virtual do perímetro com barreira de câmeras termográficas, câmeras multissensores e totens de segurança. Ronda motorizada e central de controle operacional funcionam em tempo integral.

O PARC Autódromo é um projeto de grande porte, que consagra a atuação da BairrU desde sua fundação, em 2016. A empresa atua no desenvolvimento e crédito imobiliário sustentada pela tecnologia. A empresa já realizou mais de 50 projetos nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Por Brunow Camman
07/11/2024 12h24

Artigos Relacionados

Curitiba foi inspiração para Coppola no novo filme “Megalópolis”

Virada Sustentável: festival gratuito terá primeira edição curitibana em novembro