Os 60 anos do Teatro de Comédia do Paraná são celebrados com o lançamento de um livro, nesta segunda-feira (04/11). O evento, que faz parte das comemorações dos 140 anos do Teatro Guaíra, acontece no auditório do Guairinha, às 19h. O livro “Teatro de Comédia do Paraná – 60 Anos” tem autoria do jornalista e produtor cultural Alvaro Collaço.
“O TCP foi o núcleo que gerou a profissionalização do teatro paranaense“, explica o jornalista. “A montagem de clássicos com grandes investimentos estabeleceu um padrão e criou uma referência cultural para o público”. Collaço entrevistou 92 pessoas, além de pesquisar jornais da época, publicações de críticas, livros e programas dos 74 espetáculos montados pelo grupo. “É um livro jornalístico e ao mesmo tempo, de memórias e que traz histórias, não apenas das produções, mas dos artistas que participaram das peças”, afirma.
O Teatro de Comédia do Paraná (TCP) foi fundado em 1963 e mudou o panorama do teatro produzido no estado até então. “Foram 74 espetáculos produzidos e mais de 1500 pessoas que trabalharam junto às montagens do TCP ao longo de 60 anos”, destaca Áldice Lopes, diretor artístico do Teatro Guaíra. O TCP, opina, teve papel fundamental na consolidação do teatro profissional no Paraná.
O grupo foi responsável por montar espetáculos de grandes nomes do teatro, desde clássicos como Shakespeare até nomes nacionais como Millôr Fernandes. “Um Elefante no Caos” foi a peça de estreia, texto de Millôr e direção de Cláudio Corrêa e Castro. “A montagem de clássicos com grandes investimentos estabeleceu um padrão e criou uma referência cultural para o público”, destaca Collaço.
O TCP fez uma pausa nas atividades devido a pandemia. Retomam as atividades este ano, ensaiando para uma estreia no ano que vem. Um texto novo, que homenageia o centenário do escritor curitibano Dalton Trevisan, será representado em março de 2025.
Quando: 04 de novembro de 2024 (segunda-feira)
Horário: às 19h
Onde: Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha (R. XV de Novembro, 971).
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.