Hospital Veterinário Municipal inaugura em dezembro

Hospital Veterinário Municipal de Curitiba. Foto: Divulgação.
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Previsto para inaugurar em 09 de dezembro, o  primeiro hospital veterinário público de Curitiba atingiu mais de 50% de sua execução. Hoje, o local contém piso de cerâmica nos dois pavimentos, pintura externa do prédio e divisões das salas de atendimento internos. Localizado no bairro Taboão, o espaço conta com 68.467,05 m² e oferecerá equipamentos e equipe especializada para a realização de procedimentos de média e alta complexidade.

Anunciado em janeiro de 2024, o Hospital Veterinário Municipal terá atendimento totalmente gratuito, e o objetivo inicial é viabilizar, através de senhas, 40 atendimentos diários. Entre os serviços ofertados, estão cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação, clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. O atendimento será prioritário para animais de estimação de pessoas em vulnerabilidade social e pets de tutores cadastrados à Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.

Iniciativa

A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Rede de Proteção Animal de Curitiba, que fornece de forma gratuita castrações públicas, microchipagens, ambulância de resgate para animais feridos e administra o Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar). Também, é responsável pelo Banco Municipal de Ração, que arrecada doações de rações comerciais, secas ou úmidas, em embalagens fechadas, para atender cães e gatos em situação de risco na cidade. As doações são destinadas à ONGs cadastradas na Rede, e desde a sua criação, em 2017, o Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos já  possibilitou a esterilização cirúrgica de mais de 140 mil animais. No mesmo terreno do hospital, será inaugurado o novo Parque Municipal São Francisco de Assis, 53º da cidade, que hoje abriga o Parque das Esculturas da Votorantim. 

Segundo o prefeito Rafael Greca, as expectativas estão altas para o lançamento do hospital.  “A causa animal é uma unanimidade em Curitiba e já estamos terminando a construção do primeiro Hospital Veterinário Municipal da cidade, aqui no bairro Taboão. No dia 9 de dezembro, no tempo do Natal, vamos inaugurar o hospital e o Parque São Francisco de Assis, santo que gostava dos animais. Cumpre assim uma história de vida minha e da Margarita e de quem gosta da causa animal em Curitiba”, afirma.

Por Yasmin Luz
04/11/2024 16h34

Artigos Relacionados

Virada Sustentável em Curitiba: show de Mariana Aydar e mais de 100 atrações gratuitas

Dia da Consciência Negra é feriado em Curitiba? Entenda