Dia da Consciência Negra é feriado em Curitiba? Entenda

Zumbi dos Palmares. Imagem: Antônio Parreiras/Domínio Público.
Imagem: Antônio Parreiras/Domínio Público

Novembro chega com uma dúvida: o Dia da Consciência Negra é feriado em Curitiba? A data, celebrada em 20 de novembro, já gerou controvérsias se seria considerada feriado na capital paranaense, como já é celebrada em outros municípios como São Paulo (SP). No fim de 2023, a data foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, válida para todo o país a partir desse ano (pela Lei 14.759/2023).

Comemoração

A data escolhida remete ao assassinato de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695. O Quilombo dos Palmares foi uma importante comunidade formada por escravizados negros que escapavam de suas fazendas e senzalas, formando uma forma de resistência ao sistema de opressão. Estava localizada na Capitania de Pernambuco, hoje em Alagoas. Zumbi liderou grandes levantes contra a Coroa Portuguesa.

Só depois de séculos é que Zumbi dos Palmares foi reconhecido pela sua luta pela liberdade, virando símbolo contra a escravidão. Seu nome hoje foi consagrado em músicas de Vinícius de Moraes, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor e muitos outros. Foi até homenageado pela escola de samba Fusão do Samba, em 2015.

A data havia sido transformada em feriado em diferentes cidades e estados. Alguns, apenas a colocam na agenda de celebrações, e outras, comemoram como feriado. Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo já incluíam 20 de novembro em suas agendas.

Curitiba

Agora, a capital paranaense entra oficialmente na lista de cidades que celebra o dia. Depois do decreto nacional, Curitiba incluiu pela primeira vez o feriado de 20 de novembro: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O Decreto 95 foi publicado no Diário Oficial em 23 de janeiro e assinado pelo prefeito Rafael Greca.

A data sendo comemorada oficialmente em todo o país marca a luta contra o preconceito racial. Curitiba prepara todo um Mês da Consciência Negra com diversos eventos. A Caravana Étnico-Cultural – Edição Ubuntu resgata a palavra “Ubuntu”, de origem africana e que significa “Eu sou porque nós somos”, remetendo à ideia de cooperação e coletividade. Serão mais de 100 ações realizadas em 15 espaços da cidade, com coordenação da Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura e contando com artistas e organizações parceiras. A agenda completa está no site da Prefeitura.

Por Brunow Camman
01/11/2024 18h09

Artigos Relacionados

Teatro musical sobre Leci Brandão tem única apresentação em Curitiba em novembro

Marcha do Orgulho Crespo celebra poder do cabelo afro em Curitiba