Os turistas que estão por Curitiba para curtir os shows do Bruno Mars, nessa quinta e sexta-feira (31/10 e 01/11), podem aproveitar muitas outras atrações culturais. A capital paranaense oferece desde feiras livres até museus, parques e outras pedidas. Seja para quem está pela primeira vez na cidade ou quem já conhece, mas deseja conhecer novidades, tem diversas opções.
Confira a lista de indicações do Curitiba Cult:
A icônica Praça do Gaúcho reinaugurou recentemente depois de uma reforma. O espaço é famoso no Brasil todo como ponto de encontro de skatistas. Ali, funciona uma pista de skate, entre as mais antigas do país, além de lojas ligadas ao esporte e bares.
Onde: Praça do Redentor – Praça do Gaúcho (acesso pela R. Des. Benvindo Valente, 50, e pela R. Trajano Reis).
Outra praça reformada e inaugurada recentemente é a Praça da Ucrânia. O local celebra a cultura ucraniana em Curitiba, contando com parquinho, calçada com desenhos que remetem à arte tradicional daquele país e muita área verde.
Onde: intersecção das ruas Capitão Souza Franco, Pe. Anchieta, Pe. Agostinho e Av. Cândido Hartmann.
A tradicional feira da Praça da Ucrânia foi adaptada para a Rua Padre Anchieta durante as reformas do local. Esta é a última semana na rua, que fica fechada para receber dezenas de barracas gastronômicas, como pasteis, sanduíches, pães caseiros, doces, chopes e frios. Uma quadra da rua fica bloqueada, permitindo acesso a pé. A feira acontece a cinco quadras da Praça da Ucrânia, e está ao lado da Praça 29 de Março, outro ponto turístico da cidade – que tem obras do artista Poty Lazzarotto.
Onde: R. Padre Anchieta, em frente à Praça Anchieta.
O Museu Oscar Niemeyer e o famoso Olho, uma torre onde acontecem grandes exposições, é ótima opção para quem quer fazer passeios culturais. São diversas mostras, entre permanentes e temporárias, como a de peças asiáticas e outra de peças africanas, reunindo obras centenárias que resgatam tradições culturais do mundo. Uma das mais recentes é “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”, que traz tapetes afegãos que celebram a tradição da tapeçaria com críticas aos conflitos da região.
Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999).
A Caixa Cultural tem uma exposição especial para os apaixonados. “Amados – Zélia & Jorge” mostra em imagens exclusivas, textos e imersões o amor entre Zélia Gattai e Jorge Amado. A visitação gratuita acontece de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.
Onde: Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280).
Quem fica para o fim de semana pode aproveitar a Feira do Largo da Ordem, uma das maiores feiras livres do país. São 800 barracas com os mais diversos itens, de biscoitos e cosméticos até livros, crochês, utensílios de cozinha e até obras de arte. São quatro praças de alimentação espalhadas pela extensão, onde é fácil encontrar o famoso pastel em formato de capivara.
Onde: pela extensão das ruas Kellers e Dr. Claudino dos Santos.
Quem quiser fazer igual o irmão do Bruno Mars, que conseguiu ver as capivaras no lago, pode conhecer o Parque Barigui. O local tem bastante área verde, para sentar na grama ou até nas áreas para churrasco, uma pista de caminhada e restaurantes na região.
Acessos: pela Av. Cândido Hartmann, 2355, pela Rodovia BR-277 e pela Av. Manoel Ribas, 3001.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.