Curitiba Cia de Dança comemora dez anos com espetáculo gratuito

Curitiba Cia de Dança em Dançando Villa. Foto: Lucília Guimarães.
Foto: Lucília Guimarães

Para comemorar uma década dedicada aos palcos, a Curitiba Cia de Dança faz apresentações gratuitas de seu mais recente trabalho. O grupo leva “Dançando Villa” ao palco do Espaço Cultural Auditório Antônio Carlos Kraide (no Portão Cultural), nos dias 29, 30 e 31 de outubro, às 20h. Para assistir as sessões gratuitas, basta retirar ingressos, liberados 30 minutos antes de cada apresentação.

“Dançando Villa” homenageia o compositor brasileiro Heitor-Villa Lobos. O espetáculo traz momentos de sua vida e destaques de sua obra, em uma fusão entre música erudita e cultura popular brasileira. Assim como o trabalho de Villa-Lobos, reflete a diversidade cultural e espiritual do Brasil.

Villa-Lobos

Um dos maiores compositores do país, Heitor Villa-Lobos ganhou renome por fazer essa união entre música erudita e as raízes culturais nacionais. Pesquisou sonoridades no Norte e Nordeste no início do século XX, quando essas variedades sonoras eram muito pouco conhecidas. Compôs mais de duas mil obras até seu falecimento, em 1959, no Rio de Janeiro (RJ), onde nasceu.

Em “Dançando Villa”, a Curitiba Cia de Dança reflete essa riqueza cultural celebrada pelo compositor. A montagem, sob direção artística de Nicole Vanoni e criação coreográfica de Rosa Antuña, combina as canções de Villa-Lobos à espiritualidade da Umbanda, religião nascida no Brasil com influências africanas, indígenas e europeias. As duas forças culturais se encontram no palco, representando uma união simbólica de música, espiritualidade e diversidade brasileiras. A montagem homenageia um dos grandes nomes da música nacional, buscando novas relações com a cultura do país.

A comemoração dos dez anos celebra a pesquisa da Curitiba Cia de Dança em trazer montagens inovadoras que destaquem a cultura nacional, e que resgatem tradições da dança com novos olhares.

SERVIÇO – Curitiba Cia de Dança em “Dançando Villa”

Quando: dias 29, 30 e 31 de outubro de 2024 (terça, quarta e quinta-feira)

Horário: 20h

Onde: Espaço Cultural Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)

Quanto: gratuito, retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão

Informações: no Instagram da Curitiba Cia de Dança.

Por Brunow Camman
29/10/2024 13h26

Artigos Relacionados

Teatro musical sobre Leci Brandão tem única apresentação em Curitiba em novembro

Resistência feminina em cena no espetáculo “ESPANTO”, que estreia em novembro