Conheça o curitibano que dirigiu cenas de Billie Eilish para documentário

Foto: Filipe Miranda

Nessa quinta-feira, surgiram mais algumas cenas da cantora Billie Eilish durante sua passagem pelo Brasil. Elas foram dirigidas pelo diretor curitibano Gabriel Twardowski e ele compartilhou com exclusividade ao Curitiba Cult alguns detalhes da sua participação.

 

 

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Uma publicação compartilhada por Gabriel Twardowski (@gabrieltwa)

Cannes

O projeto é um grande passo na carreira de Gabriel Twardowski, mas longe de ser o único com tamanho impacto. Aos 28 anos, já realizou projetos de peso e indicados a prêmios internacionais. Um dos mais marcantes foi ao lado do irmão, Sérgio Twardowski, acompanhando o Alok por cinco anos. Dentre as muitas gravações que fizeram do DJ, criaram a peça “Memories”, uma edição feita a partir de mais de mil fotos e mais de 900 horas de imagem, resultando em um stop-motion que celebra o clima das apresentações ao vivo. Esse trabalho chegou a ser indicado ao Festival de Cannes, um dos mais prestigiados prêmios do audiovisual em todo o mundo.

Além de Alok, Gabriel já fez projetos para outros grandes nomes. Trabalhou para grandes marcas globais, de Adidas a McDonald’s, e tem grande destaque no cenário musical. Comandou e participou de gravações de Lauryn Hill, Simple Plan, Fresno e Luan Santana além de já ter integrado o júri de duas grandes premiações no setor: Prêmio Multishow e Music Video Festival (M-V-F).

Billie

Foi essa experiência que chamou a atenção da equipe do documentário e da própria Billie Eilish, que aprovaram em conjunto a entrada do curitibano no projeto. “Em 2023, quando a Billie veio para o Brasil, estavam filmando um documentário em que precisavam de cenas dela no backstage se preparando para o show e conversando com os realizadores do festival. A equipe buscava um diretor com experiência de direção em backstage por conta da diferença em comparação a filmagens em sets convencionais, feitas em ambientes controlados. Então contataram uma produtora local e pediram indicações de diretores com essa característica”, comenta Twardowski.

O projeto teve uma direção geral, e o curitibano foi convidado para dirigir as cenas gravadas no Brasil, durante a passagem da cantora pelo Lollapalooza. Sobre trabalhar com a cantora, ele destaca o profissionalismo e visão do projeto: “É sempre uma honra dirigir figuras de relevância mundial pois grande parte delas já passaram por diferentes sets, com diferentes direções, e trazem um pouco dessas experiências. Com a Billie não foi diferente: ela tem uma leitura impecável sobre ações e movimentos que fazem sentido em frente às câmeras, e isso foi crucial principalmente por estarmos em ambientes imprevisíveis como backstages, em que tudo pode (ou não) acontecer a todo momento e precisamos estar preparados para o improviso. Tanto ela quanto toda a equipe foram muito gentis, demonstrando uma preocupação genuína com que todos se sentissem confortáveis, e isso também foi outro fator que culminou no bom aproveitamento das cenas”.

Mesmo com a correria das gravações, o diretor curitibano conseguiu ter alguns momentos marcantes com Billie. “No show do Brasil, quando estávamos no túnel de acesso para o palco e o público gritando “Billie, eu te amo!”, ela nos perguntou o que estavam falando. Quando traduzimos, ela sorriu muito e pareceu realmente feliz. Foi especial perceber essa conexão com os fãs e que ela realmente se sente abraçada por eles”, destaca. 

Projetos futuros

Depois desse grande passo, a jornada internacional de Gabriel continua. Ele dirigiu um clipe de Zion Marley, neto de Bob Marley, e Lauryn Hill, que será lançado na próxima semana.

Por Brunow Camman
25/10/2024 18h33

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