Estádio do Pinheirão vai virar maior Centro de eventos do Brasil

Projeto Centro de Convenções. Foto: SEPL.
Foto: SEPL

O terreno onde fica o Estádio do Pinheirão será desapropriado para dar espaço a um grande Centro de Convenções, projetado para ser o maior do país. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado em canais oficiais nesta quarta-feira (23/10). O projeto visa colocar o Paraná na rota de grandes eventos internacionais, em uma construção desenvolvida pelo Governo.

Projeto Centro de Convenções. Foto: SEPL.

Projeto Centro de Convenções. Foto: SEPL.

Em publicação nas redes sociais, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comentou como a obra deve se tornar um legado aos paranaenses. “Após muito tempo parado e pouco aproveitado, desapropriamos o Estádio do Pinheirão para fazer o maior e mais moderno centro de eventos do Brasil. O projeto foi feito pela Paraná Projetos e compreende uma arena de eventos, um centro de exposições para até 25 mil pessoas e todo um complexo comercial, com setor hoteleiro e boulevard com restaurantes e academia”, explicou.

A obra, que será o maior Centro de Convenções do Brasil, segundo Ratinho Junior, visa estimular o fluxo de turistas: “Será um lugar para grandes eventos, shows, encontros e exposições e a ideia é poder fazer desse complexo um grande atrativo para eventos voltados a cada vez mais turistas, o que significa mais dinheiro para o nosso comércio, restaurantes, hotéis, o setor de serviços que gera muito emprego para a nossa gente”.

Projeto Centro de Convenções. Foto: SEPL.

Projeto Centro de Convenções. Foto: SEPL.

Projeto

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento via Paraná Projetos, com avaliação financeira pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O processo de desapropriação e indenização do atual proprietário do Pinheirão ainda tramitará na Justiça. O centro será uma Parceria Público Privada, desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em parceria com a Paraná Projetos.

Projeto Centro de Convenções. Foto: SEPL.

Projeto Centro de Convenções. Foto: SEPL.

A previsão é de que o antigo Pinheirão, que tem uma área de 124 mil metros quadrados, receba investimentos superiores a R$ 1 bilhão.

O Centro de Convenções de une a outros projetos do Governo do Estado ligados a tendências futuras: a Fábrica de Ideias, em Curitiba; o Museu Internacional de Arte – em parceria com o Centre Pompidou de Paris -, em Foz do Iguaçu; o Parque Tecnológico da Agroleite, em Castro; o Planetário do Parque da Ciência, em Pinhais; o Parque Tecnológico da Saúde, em Maringá; a concessão do Parque do Atuba, em Curitiba; e a Marina de Antonina.

Pinheirão. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN.

Pinheirão. Foto: Ricardo Ribeiro/AEN.

Por Brunow Camman
23/10/2024 15h18

Artigos Relacionados

Dois parques paranaenses estão entre os melhores do Brasil em avaliação do TripAdvidor; saiba quais

Praça do Gaúcho: praça reinaugura após revitalização nessa terça (22/10)