Novas exposições em Curitiba vão de fotos de aves a criações recicláveis

Exposição Passarinhar A Arte de Contemplar os Pássaros Foto Divulgação
Foto: Divulgação.

Outubro marca a inauguração de diversas exposições na cidade. Algumas já estão atraindo o público, e outras inauguram até o fim do mês, trazendo desde fotos de aves e obras feitas por crianças com recicláveis até tapetes afegãos que discutem temas como guerra e paz.

Confira a lista do Curitiba Cult de exposições em cartaz e que inauguram em breve:

“Ata-me Almodóvar”

Ata-me Almodóvar Foto Divulgação

Ata-me Almodóvar. Foto: Divulgação.

A exposição “Ata-me Almodóvar” abre no dia 24 de outubro no Centro Cultural da Espanha, a partir das 20h. A mostra faz parte da programação “Todo Almodóvar”, que comemora os 75 anos do diretor espanhol Pedro Almodóvar. São ilustrações e sensações de filmes de Almodóvar pelo artista visual Edson Godinho. A visitação é gratuita e o Centro Cultural da Espanha abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e sábado, das 7h30 às 12h30.

Onde: Centro Cultural da Espanha (R. Dr. Faivre, 93).

 “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra”

Exposição Afeganistão tapetes de paz e guerra Foto Marcello Kawase

Exposição Afeganistão tapetes de paz e guerra. Foto: Marcello Kawase.

No dia 24/10, às 19h, acontece a abertura de “Afeganistão – Tapetes de Paz e Guerra” no Museu Oscar Niemeyer. A exposição traz itens da coleção pessoal de Victor Nosek, curador da exposição com colaboração de Fausto Godoy. Os tapetes unem a tradição do Afeganistão de tapeçaria com detalhes da guerra russo-afegã. O evento de abertura é aberto ao público.

Onde: Museu Oscar Niemeyer (R. Mal. Hermes, 999).

“The Food Project”

Exposição The Food Project. Foto: Nuno Papp.

Exposição The Food Project. Foto: Nuno Papp.

O fotógrafo curitibano Nuno Papp registrou aves em seu estúdio. Fotos de galinhas e patos trabalhadas como “modelos” compõem “The Food Project”, exposição de retratos das aves que cria em sua chácara. A exposição pode ser vista na Galeria Maciça a partir do dia 19/10, com visitações de terça a sexta-feira, das 18h às 21h, e aos sábados e domingos, das 12h às 21h.

Onde: Galeria Maciça (R. Saldanha Marinho, 1230).

“Passarinhar: A Arte de Contemplar os Pássaros”

Exposição Passarinhar A Arte de Contemplar os Pássaros Foto Divulgação

Exposição Passarinhar A Arte de Contemplar os Pássaros. Foto: Divulgação.

A Orquidaria Rosita recebe uma exposição da artista visual Giana Pundek a partir da próxima terça-feira (22/10). “Passarinhar: A Arte de Contemplar os Pássaros” coloca no mesmo plano aves da Mata Atlântica e conceitos de geometria sagrada. As obras são feitas em aquarela sobre papel 100% algodão com molduras feitas de madeira de demolição, ressaltando o compromisso com o meio ambiente. A exposição pode ser visitada até 26 de novembro.

Onde: Orquidaria Rosita (R. Mateus Leme, 3440).

“Silver and Gold”

Silver and Gold Foto Divulgação Adrianne Moro

Silver and Gold. Foto: Divulgação/Adrianne Moro.

Traços femininos de intuição, graça e força se destacam nas coras ouro e prata da exposição “Silver and Gold”. A mostra já está aberta na Biblioteca Central da Universidade Positivo (UP), disposta até 13 de dezembro de forma gratuita. São 26 imagens da artista plástica Adrianne Moro, que podem ser vistas de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Onde: Biblioteca Central da universidade Positivo (UP) – Campus Ecoville (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300).

“Amados – Zélia & Jorge”

Exposição Amados Zélia e Jorge Foto Brunow Camman Curitiba Cult

Exposição Amados Zélia e Jorge. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

O amor entre Zélia Gattai e Jorge Amado é celebrado na exposição “Amados – Zélia & Jorge”, na Caixa Cultural. Fotos e áudios se misturam com espaços interativos que resgatam a arte e a paixão de duas importantes figuras da cultura brasileira. A mostra foi inaugurada em outubro e fica em cartaz até fevereiro de 2025. A visitação gratuita acontece de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h.

Onde: Caixa Cultural Curitiba (R. Conselheiro Laurindo, 280).

“Raízes do Tempo: Ecologias Compartilhadas, Resiliência e Continuidade”

A carne da imagem. Arte: Gustavo Magalhães.

A carne da imagem. Arte: Gustavo Magalhães.

A exposição “Raízes do Tempo: Ecologias Compartilhadas, Resiliência e Continuidade” marcou a reinauguração da Zuleika Bisacchi Galeria de Arte. A mostra contemporânea traz obras de Amanda Fahur, Claudia Lara, Dariane Martiól, Gustavo Magalhães, Nelson Sebastião e Roberta Stubs. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Onde: Zuleika Bisacchi Galeria de Arte (Avenida do Batel, 1550 – loja 3).

Por Brunow Camman
18/10/2024 17h35

Artigos Relacionados

Mundo Pixar em Curitiba: exposição confirma sala surpresa

Curitiba Sombria: passeio noturno conta lendas urbanas da capital paranaense