Avanços tecnológicos e mudanças de hábitos vem moldando o novo ensino superior no Brasil

UniOpet programa VH Dissector Pro. Foto: Val Lemes/Curitiba Cult.
Foto: Val Lemes/Curitiba Cult

Mapeamento 3D e simulação de situações reais em ambiente virtual são algumas das mudanças que vem acontecendo no ensino superior. Cursos de graduação vem apostando em grandes tecnologias inovadoras para aprimorar a educação e aproximar cada vez mais o aluno do campo prático de sua profissão escolhida. Não apenas nas aulas de Educação a Distância (EAD), como também aulas presenciais que utilizam óculos de realidade aumentada e inteligência artificial.

Mas a inovação não vem apenas com a chegada de uma nova tecnologia. “As ferramentas são aliadas. A inovação acontece com a inteligência artificial, com laboratórios de simulação, e também com a forma didática das aulas em uma mudança de hábitos no estudo”, explica Guilherme Barbosa, head de Inovação e Marketing do Centro Universitário UniOpet. O preparo das aulas é pensado para trazer a tecnologia em função do ensino.

Imersão

As novidades tecnológicas agregam à experiência educacional. São diversos formatos que simulam ambientes reais, preparando o aluno antes mesmo de sair em campo. “O UniOpet está equipada com ambientes imersivos e diversos laboratórios virtuais”, destaca Barbosa. Um dos espaços, por exemplo, com dezenas de computadores já opera com Copilot, a inteligência artificial da Microsoft.

Outro espaço com uma enorme tela touch opera o VH Dissector Pro, um programa que traz um corpo humano em detalhes. É possível mover, retirar tecidos, destacar ossos e selecionar partes do corpo humano, de forma detalhada e interativa, ideal para cursos de saúde. O modelo 3D permite observar mais de duas mil estruturas anatômicas por vários ângulos, separadamente ou em ligação com o corpo.

O curso de Medicina Veterinária tem, em seu laboratório, uma máquina de raio X Imex, a primeira do Brasil com essa tecnologia. É possível selecionar diferentes técnicas de análise, que podem ser feitas digitalmente. Assim que o raio X é feito, a imagem é digitalizada e transferida para o computador, acelerando o diagnóstico.

Algumas opções funcionam para aulas EAD, que auxiliam no entendimento à distância da matéria a ser vista em prática. “O laboratório virtual pode simular a visita a campo, como dentro de um centro cirúrgico. Isso ajuda a entender a dinâmica do ambiente antes da aula prática”, o coordenador reforça. O uso de aparatos como óculos de realidade aumentada completam experiências imersivas de forma dinâmica e preparando para o futuro.

A tecnologia vem sendo aplicada na educação nos mais diferentes cursos. As inteligências artificiais são trabalhadas em áreas como comunicação, enquanto a turma de engenharia mecânica tem um carro à disposição para ser montado e desmontado, fazendo os alunos entenderem cada aparato. O departamento de Saúde passa por uma ampliação, com um novo centro todo equipado com tecnologia de ponta para simulações e atendimentos.

Serviço – Centro Universitário UniOpet

UniOpet Rebouças: Av. Getúlio Vargas, 892. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sábados, das 8h às 12h.

UniOpet Centro Cívico: R. Nilo Peçanha, 1501. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, sábados, das 8h às 12h.

Para mais informações sobre o UniOpet, acesse o site www.vestibularuniopet.com.br.

Por Brunow Camman
02/10/2024 15h23

Artigos Relacionados

05 mitos e verdades sobre a educação EAD