A primeira edição da Mostra GURIAS acontece em setembro em Curitiba, reunindo mulheres de diferentes regiões brasileiras e várias gerações. Do dia 12 ao dia 15, a cidade recebe uma ampla programação, toda gratuita, com apresentações e ações formativas. Para os espetáculos gratuitos, em diferentes espaços da capital paranaense, as senhas serão distribuídas uma hora antes de cada sessão.
As regiões Sul, Sudeste e Nordeste se encontram no percurso do evento, em uma curadoria da paranaense Cândida Monte e da piauiense Soraya Portela. São artistas e grupos de localidades como Bahia e São Paulo que trazem a Curitiba suas performances e pesquisas artísticas ligadas ao feminino.
“São corpos que dançam histórias, que refletem a diversidade das trajetórias, modos de fazer e as performatividades movidas por mulheres artistas, além de desafiar narrativas estabelecidas“, afirma Cândida. Soraya complementa: “A mostra surge interessada em fortalecer elos, ativar um processo de regeneração que estabeleça vínculos significativos entre mulheres, diminuindo distâncias nos seus mais diversos sentidos, desvelando o que foi mal contado sobre os modos de fazer na história das mulheres nas artes“.
A Mostra GURIAS abre na quinta (12), às 20h, no Teatro Cleon Jacques. A curitibana Nadya Romanowski faz seu solo “[Com-passo: percursos de uma dança inacabada]”, sobre o mover de uma mulher com deficiência. O espetáculo “Força Estranha”, das paulistas do coletivo FUTURA, é apresentado no mesmo local na sexta (13). O teatro recebe, no sábado (14), “CAVALAS”, das baianas Alana Falcão e Ana Brandão.
A Casa Hoffmann recebe no domingo (15) três trabalhos. “Reverência” une o grupo paranaense Correntezas com a artista baiana Rainha Vânia Oliveira, às 11h. às 17h, tem “Imunidade”, projeto desenvolvido a partir de uma residência artística com mais de dez mulheres. Às 20h, tem “Fêmmeas Paisagens” comandado pela curitibana Princesa Ricardo Marinelli.
Na sexta-feira, a Telab – Unespar recebe duas oficinas formativas a partir das 9h30: “ARVORANDO” e “CRIAR CORPO COM”. No sábado, tem oficina “DANÇA(S) DE BLOCOS AFRO” na Sociedade 13 de Maio.
Quando: de 12 a 15 de setembro de 2024 (quinta-feira a domingo)
Onde: eventos no Teatro Cleon Jacques (R. Prof. Nilo Brandão, 710), Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58), Sociedade 13 de Maio (R. Des. Clotário Portugal, 274) e Telab – Unespar (R. Dos Funcionários, 1756)
Quanto: entrada gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes de cada espetáculo
Programação completa: disponível no Instagram do evento.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.