Paraná terá planetário mais moderno da América Latina

Projeto do Planetário no Parque da Ciência Newton Freire Maia. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

Um novo planetário será construído na Região Metropolitana de Curitiba – e será o mais moderno da América Latina. O Governo do Estado do Paraná assinou nesta segunda-feira (26/08) contrato para elaboração do projeto, e foram divulgadas as primeiras imagens de como poderá ser o espaço dedicado à pesquisa científica e observação do céu. O planetário será sediado no Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais.

O escritório Nardo Grothge Arquitetos de Campinas (SP) venceu um Concurso Público Nacional de Estudo Preliminar para uma nova estrutura. O concurso foi realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), órgão vinculado à Secretaria da Educação, com apoio do Gabinete da Primeira-Dama.

Projeto

O trabalho vencedor propõe uma construção sustentável com madeira engenheirada, facilitando o sequestro de carbono da atmosfera, o que diminui o impacto ambiental da construção. O visual moderno será acompanhado de uma revitalização e paisagismo da trilha do Rio Canguiri, dentro do Parque da Ciência.

O formato do projeto segue o conceito de Órbita, inspirado nos movimentos de corpos celestes. “Esse é o ponto fundamental, essa ideia de replicar os movimentos do universo e, ao mesmo tempo, utilizar sistemas construtivos do que se tem de mais moderno, mais sustentável e eficiente na construção civil, como a madeira engenheirada”, explica o arquiteto Gabriel Grothge Faria, que elaborou o estudo vencedor ao lado de Rita de Cássia Nardo.

Outras atrações farão parte do planetário: projeção de animações, shows, vídeos e conteúdos de alta resolução que permitirão experiências imersivas. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fará o investimento, a pedido do Governo do Estado, de equipamentos de tecnologia alemã.

Nós já temos uma série de exposições interativas, com experimentos, maquetes, laboratórios e outros equipamentos interessantes, mas um planetário moderno e bem equipado é algo que chama muito a atenção e complementa a estrutura do parque”, afirma o diretor do Parque da Ciência, Anísio Lasievicz.

A previsão é de que, em 2025, iniciem as licitações internacionais para construção e compra de equipamentos. Com investimento previsto de R$ 40 milhões, o novo planetário deve afetar o turismo além da pesquisa científica, recebendo uma estimativa de 140 mil visitantes ao ano.

Por Brunow Camman
29/08/2024 11h21

Artigos Relacionados

PBFW: evento de moda traz nomes como Camila Coutinho e Fernanda Motta a Curitiba

Paradis encerra atividades com programação especial de despedida