Voto consciente é um dos temas da Parada LGBTQIA+ de Curitiba no domingo (25)

Parada da diversidade de Curitiba. Foto: Reprodução Instagram.
Foto: Reprodução Instagram

A 23ª edição da Parada da Diversidade de Curitiba acontece nesse domingo (25 de agosto) com o tema “Curitiba em Verde, Amarelo e Todas as Cores: Seu voto, nossa voz!”. A edição traz cultura e discussão social enquanto caminha pela Avenida Cândido de Abreu, a partir das 12h. A organização convida os participantes a resgatarem as cores da bandeira nacional, para celebrar a cidadania.

A concentração ao meio-dia acontece na Praça 29 de Dezembro (Praça da Mulher Nua) no Centro Cívico, próximo ao Shopping Mueller. A saída do trio, prevista para 14h30, segue pela Cândido de Abreu até a Praça Nossa Senhora de Salete. Apresentações de DJs, cantores e cantoras, drag queens e grupos de dança animam o evento.

Direitos

A Parada da Diversidade de Curitiba é organizada desde 2005 pela Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) com o apoio de outras organizações. O movimento busca trazer consciência sobre a importância da luta por direitos da população LGBTQIA+.

Com 2024 sendo ano de eleições municipais, o tema reflete a necessidade de pensar sobre o voto consciente. A presença política de pessoas da comunidade tem crescido ao longo dos anos, e também o apoio de pessoas fora da comunidade que entendem a relevância de trazer cidadania plena. A temática “Curitiba em Verde, Amarelo e Todas as Cores: Seu voto, nossa voz!” foi escolhida para refletir a relevância do assunto.

A Parada acontece ainda durante agosto, considerado mês da visibilidade lésbica – no dia 19, é celebrado o Orgulho Lésbico. Assim, o evento reforça a importância de buscar igualdade de gênero, inclusão e respeito.

SERVIÇO – Parada da Diversidade de Curitiba

Quando: 25 de agosto de 2025 (domingo)

Horário: concentração ao meio-dia; término previsto às 19h

Onde: concentração na Praça 29 de Dezembro (Praça da Mulher Nua), percurso pela Av. Cândido de Abreu

Quanto: gratuito.

Por Brunow Camman
23/08/2024 11h58

Artigos Relacionados

Série sobre vivências LGBTQIA+ estreia de graça no YouTube

Ações de inclusão da comunidade LGBTQIAP+ vão do emprego à cidadania em Curitiba