Passeio gratuito celebra memória LGBTQIA+ em Curitiba

Percurso LGBTI+ de Curitiba. Foto: Reprodução Instagram.
Foto: Reprodução Instagram

Um passeio recheado de luta e história acontece por vários pontos turísticos de Curitiba. O Percurso Memória LGBTI+ acontece no dia 17 de agosto, a partir das 9h30, caminhando pela capital paranaense e resgatando memórias importantes de conquistas sociais. O evento é gratuito, com poucas vagas disponíveis. É preciso fazer cadastro no formulário oficial disponível no Instagram do projeto Memória LGBTI+ de Curitiba.

A edição do Percurso acontece em celebração de três datas diferentes. No dia 17, o mesmo do passeio, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. Dois dias depois (19), acontece o Dia do Orgulho Lésbico e, no fim do mês (29/8), é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.

Caminhos da cidade

O Percurso LGBTI+ de Curitiba nasceu em 2023, a partir de pesquisas e entrevistas feitas desde 2022 pelo projeto Memórias LGBTI+ de Curitiba. O caminho visitado a pé a partir do Centro Histórico e adjacências celebra espaços de socialização LGBTQIA+, buscando reocupar lugares que já foram apropriados por essa população, além de demonstrar as camadas sobrepostas das memórias da cidade. Assuntos que perpassam a história e a memória da comunidade são apresentados ao público, com mediação utilizando fotos, textos e imagens que dialogam passado e futuro.

Algumas figuras que marcaram as ruas da cidade fazem parte do percurso. A concentração acontece em frente à placa de homenagem à Gilda, famosa travesti que viveu em Curitiba entre os anos 1970 e 80. Ela frequentava a Boca Maldita, tornando o local ideal para uma placa para lembrar de sua irreverência. Outros pontos importantes por quais o passeio passa são a Universidade Federal do Paraná e a Praça Santos Andrade, onde aconteceu a primeira Parada Gay Paranaense, em 1997, o primeiro movimento oficial na rua para demonstrar a luta da população LGBTQIA+ na cidade.

SERVIÇO – Percurso LGBTI+ de Curitiba

Quando: 17 de agosto de 2024 (sábado)

Horário: a partir das 9h30

Onde: Concentração na Boca Maldita, em frente a placa de memória a Gilda

Quanto: gratuito

Inscrições: no formulário oficial no Instagram do projeto Memória LGBTI+ de Curitiba

Por Brunow Camman
06/08/2024 16h28

Artigos Relacionados

Série sobre vivências LGBTQIA+ estreia de graça no YouTube

Glória Gaynor em Curitiba: ingressos à venda