Mercado Municipal celebra 66 anos com exposição fotográfica

Mercado Municipal. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

Endereço marcante da cidade, o Mercado Municipal de Curitiba chega aos 66 anos como ponto turístico e importante centro comercial. Comemorando esse histórico, o espaço recebe, a partir dessa sexta-feira (02/08), uma exposição fotográfica. A mostra “Olhares do Mercado” pode ser vista gratuitamente até 30 de agosto nos totens do Espaço Arena.

 “O Mercado Municipal de Curitiba, com sua diversidade de cores, aromas e sabores, é um símbolo da riqueza cultural e gastronômica de nossa cidade. Nesta exposição, os alunos do Centro Europeu tiveram a oportunidade de explorar e capturar, através de suas lentes detalhes que fazem dele um lugar tão especial“, conta Cleverson Augusto Schilipacke, presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme). São dez fotógrafos diferentes que mostram suas visões do tradicional endereço.

Mercado Municipal

O endereço do Mercado Municipal de Curitiba foi escolhido estrategicamente próximo da Estação Rodoferroviária da cidade. A construção começou em 1956 e só terminou em 1958, com projeto do engenheiro Saul Raiz, que seria prefeito da cidade anos depois.

A história do mercado começa um século antes: em 1860, passando por diversos endereços e mudanças de nome. Já foi instalada na Praça Zacarias antes mesmo da construção da praça, e se chamava Mercado dos Quartinhos. Depois, esteve no local onde hoje está a Praça Generoso Marques, sendo demolido em 1914 para a construção do Paço Municipal. Também passou pelo Batel até que fosse desenhado o plano do atual Mercado Municipal.

Hoje, o espaço conta com 17 acessos, com principais entradas pelas Rua da Paz e Rua General Carneiro e Avenidas Sete de Setembro e Presidente Affonso Camargo. São quase 200 estabelecimentos que funcionam ali, passando por hortifruti, lojas de roupas, bebidas, importados, artesanatos e várias outras opções. Diversos restaurantes também operam no local. Em 2009, foi inaugurado o Setor de Orgânicos, destinado a produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos.

SERVIÇO – Exposição “Olhares do Mercado”

Quando: de 02 a 30 de agosto de 2024

Horário: funcionamento do Mercado Municipal – de terça a sábado, das 8h às 18h, domingo, das 8h às 13h

Onde: Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865).

Por Brunow Camman
30/07/2024 17h30

Artigos Relacionados

“Doidas e Santas”: Peça com Cissa Guimarães chega a Curitiba

Times Square em Curitiba: projeto pode transformar rua do Centro