Projeto “O Coveiro” mistura teatro e cinema em curta temporada

O Coveiro. Foto: Lidia Ueta.
Foto: Lidia Ueta

A interseção de teatro, artes visuais e cinema se destaca no projeto “O Coveiro”, que estreia na Caixa Cultural. A partir de 31 de julho, o espaço tem sessões do espetáculo, enquanto a Galeria Mezanino recebe uma instalação visual de mesmo nome, ambas atividades gratuitas. Apresentações acontecem de quarta a sábado, às 20h, e domingos, às 19h, até 18 de agosto. Ingressos podem ser retirados uma hora antes das sessões.

“O Coveiro” faz um percurso entre artes para discutir a vida e a morte, a natureza e a própria arte. O projeto é assinado pelo grupo Rumo de Cultura e foi idealizado por Fernando de Proença (que dirige o espetáculo) e o ator Diego Marchioro. Em vídeo, aparecem participações de nomes conhecidos do teatro curitibano como Beto Bruel, Nadja Naira, Ná Ozzetti, Isabel Teixeira, Cida Moreira e Edith de Camargo, além do diretor.

Texto e imagem

Fragmentos de textos revelam detalhes como o ovo, símbolo da vida, para falar sobre a relação entre espécies e a finitude. As imagens em vídeo se relacionam com o monólogo, que busca desde a poesia e a crônica até textos teóricos para seu embasamento. Diego Marchioro, em cena, se relaciona com os atores em vídeo. Diversos objetos de cena criados especialmente para a apresentação levam assinaturas de artistas como Milla Jung (na obra “Segunda Natureza”), Guto Lacaz (e sua “Máquina de Cavar”) e Erica Storer (com mobiliários de cena).

Esse espetáculo encerra uma construção de quatro peças, no projeto “TE(A)TRALOGIA”. O objetivo era investigar meios de construir a cena a partir de dispositivos como a criação de matérias textuais. Esse trabalho vem sendo desenvolvido desde 2016 por Marchioro, Proença e Isabel Teixeira, e chegou a virar um longa-metragem documental em 2021, chamado “TE(A)TRALOGIA”.

SERVIÇO – Projeto “O Coveiro”

Quando: de 31 de julho a 18 de agosto de 2024

Horário: de quarta-feira a sábado, às 20h, e domingos, às 19h

Onde: Caixa Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 280)

Quanto: gratuito – ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão

Instalação: na Galeria Mezanino da Caixa Cultural – visitação gratuita de terça a sábado, das 10h às 18h, e domingo, das 10h às 17h

Por Brunow Camman
30/07/2024 10h50

Artigos Relacionados

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello em Curitiba com comédia musical

O Pequeno Príncipe vira peça de teatro com entrada gratuita e Libras