O livro de Guimarães Rosa, que já foi chamado de “infilmável”, ganhou mais uma adaptação cinematográfica. “Grande Sertão”, do diretor Guel Arraes, chega aos cinemas nessa quinta-feira (06/06), trazendo o clássico de Guimarães Rosa para um cenário contemporâneo. Equilibrando a ação com a linguagem complexa do autor, o diretor apresenta uma obra múltipla e dinâmica.
“Grande Sertão: Veredas” é um clássico da literatura nacional, mas não é fácil de ler. Traz reflexões fragmentadas de Riobaldo, o protagonista, sobre as dificuldades vividas no Sertão, em algumas localidades entre Minas Gerais e Bahia. Riobaldo se coloca entre a briga do jagunço Joca Ramiro e o político Zé Bebelo, conhece Diadorim e vive com ele uma complicada relação. O livro se tornou um marco da prosa experimental modernista. Nessa complexidade da linguagem e no formado não-linear da narrativa é que se encontram desafios para a adaptação. Ao invés de fugir dessas questões, Guel Arraes as abraça e torna forças de seu filme.
Em “Grande Sertão”, Caio Blat interpreta muito bem um Riobaldo já idoso relembrando dos tempos idos, intercalando cenas de passado e presente. Suas falas e a interpretação mais teatral, em especial nesses momentos de narração, conseguem manter o espírito do livro, tendo ainda o ritmo acelerado e cadenciado de fala que flerta com o repente. A história adaptada para tempos contemporâneos coloca o cenário do Sertão em meio a favelas e uma briga entre bandidos e policiais, que cruzam linhas morais nem sempre tão bem definidas.
A relação entre Riobaldo e Diadorim é o grande trunfo do filme. É difícil manter o mistério de que Diadorim é uma mulher, afinal é a grande revelação no final do livro. Hoje, com diferentes adaptações da um livro tão conhecido, o segredo é bem conhecido, o que tira um pouco a carga dramática do fim. A atuação de Luisa Arraes, contudo, consegue manter o interesse na história e cria cenas dramáticas potentes com Caio Blat.
O elenco todo apresenta grandes performances, contando com nomes como Rodrigo Lombardi, Eduardo Sterblitch, Luis Miranda e Mariana Nunes. A dinâmica das cenas dá agilidade, assim como a velocidade dos diálogos bem construídos no roteiro de Guel Arraes com Jorge Furtado. É com essas atuações que a direção consegue manter as peculiaridades da prosa de Guimarães Rosa.
O longa-metragem já estreia premiado: Arraes ganhou Melhor Direção no Critic’s Pick no Tallin Black Nights Film Festival, na Estônia. Para o público brasileiro, o apelo é ainda maior, pois traz interesse pelo clássico da literatura com um trabalho bem construído no cinema.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
O ano é 1978 e o Camboja, que foi renomeado como Kampuchea Democrático, está sob o domínio de Pol Pot e do seu Khmer Rouge há três anos. O país está economicamente devastado e quase 2 milhões de cambojanos morreram durante um genocídio ainda não declarado. Três franceses aceitaram o convite do regime na esperança de conseguir uma entrevista exclusiva com Pol Pot – um repórter que conhece o país, um fotojornalista e um intelectual que se sente próximo da ideologia revolucionária. Mas à medida que descobrem uma realidade diferente por trás da propaganda e recebem tratamento especial por parte do regime, todas as suas convicções são gradualmente viradas de cabeça para baixo.
Data de Lançamento: 02 de janeiro
Uma nova adaptação do clássico do terror, Nosferatu é um conto gótico sobre a obsessão de um terrível vampiro por uma mulher assombrada. A história se passa nos anos de 1800 na Alemanha e acompanha o rico e misterioso Conde Orlok (Bill Skarsgård) na busca por um novo lar. O vendedor de imóveis Thomas Hutter (Nicholas Hoult) fica responsável por conduzir os negócios de Orlok e, então, viaja para as montanhas da Transilvânia para prosseguir com as burocracias da nova propriedade do nobre. O que Thomas não esperava era encontrar o mal encarnado. Todos ao seu redor lhe indicam abandonar suas viagens, enquanto, longe dali, Ellen (Lily-Rose Depp) é continuamente perturbada por sonhos assustadores que se conectam com o suposto homem que Thomas encontrará e que vive sozinho num castelo em ruínas nos Cárpatos. A estranha relação entre Ellen e a criatura a fará sucumbir a algo sombrio e tenebroso?