A 34ª Oficina de Música de Curitiba terá uma extensa programação artística, com cerca de 80 eventos, entre concertos, palestras, lançamentos de livros, workshops e exibição de filmes. Em 20 dias, o público terá inúmeras opções de espetáculos de música erudita e popular, ocupando espaços como Teatro Guaíra, Teatro do Paiol, Capela Santa Maria, Teatro da Reitoria da UFPR e Sesc Paço da Liberdade. A programação completa da Oficina de Música está no site
Uma das novidades deste ano serão as aulas inaugurais em cada uma das fases. No dia 7 de janeiro às 10h30 acontece a mesa “Novos desafios e paradigmas na Gestão de Instituições Musicais no Brasil”, com participação de gestores como Paulo Zuben da EMESP e da pesquisadora Claudia Toni. A mediação deste encontro será de Nelson Kunze, editor da Revista Concerto. Já na fase MPB no dia 17 às 14h30, sob o tema ”Os Caminhos do Financiamento à Música no Brasil”, representantes do Ministério da Cultura, Funarte e do Conselho Nacional de Políticas Culturais apresentam suas ideias.
Outras mesas acontecem com os temas da história da música em Curitiba e a sobre formação na área musical no Paraná. Estão previstos também uma série de encontros no projeto Diálogos Sonoros, em parceria com o SESC – Paço da Liberdade e uma programação especial de filmes na Cinemateca de Curitiba.
A programação artística acontece paralelamente aos 112 cursos, que atraem estudantes e professores de música de todo o Brasil e de mais 12 países. O concerto e a cerimônia de abertura serão realizados no dia 7 de janeiro, às 20h30, com a Camerata Antiqua de Curitiba, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão).
Destaques – Sob a regência de Claudio Cruz, e solos do violinista Antônio Menezes, e dos cantores Luisa Fávero, Ariadne Oliveira, Alexandre Mousquer e Cláudio de Biaggi, a Camerata apresenta um programa de obras de Wolfgang Amadeus Mozart e Joseph Haydn.
O concerto de abertura dá o tom da sequência de espetáculos programados para a fase erudita, que se estende até 16 de janeiro. Grande ênfase para Rodolfo Richter apresentando ‘A música francesa na corte do Rei Sol’; concerto solo de Antônio Menezes; concerto do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba com Orquestra á Base de Sopro de Curitiba; Quarteto Carlos Gomes convida Antônio Meneses, Bruno Giuranna e Momoka Yano; solistas da PUC PR sob a direção artística de Péricles Varella Gomes, entre outras.
O encerramento da fase Erudita, dia 16 de janeiro, às 20h30, no Guairão, reserva concerto com a regência de Claudio Cruz e Mara Campos, a Orquestra Sinfônica e o Coro da 34ª Oficina de Música de Curitiba executando a obra de excelência de Carl Orff, ‘Carmina Burana’.
Gastronomia e ingresso rápido – A Capela Santa Maria terá um destaque especial nesta edição da Oficina de Música. Além de receber durante segunda fase uma programação musical especial ao meio-dia, o pátio da Capela abrigará uma série de eventos como: feira gastronômica, cursos de jardinagem e de conscientização ambiental e apresentações diferenciadas ao longo do dia. “O pátio é um espaço pouco utilizado pelo público curitibano. Manter uma programação em pleno centro da cidade durante 9 dias será algo positivo para quem trabalha ou mora na região. Queremos que as pessoas se programem para almoçar e escutar boa música”, ressalta Marino Galvão Jr, presidente do ICAC.
Novidade também é a parceria com a Ingresso Rápido, que irá garantir maior comodidade na aquisição de ingressos. Além de ser vendidos antecipadamente na bilheteria da Capela Santa Maria, o site ou aplicativo da ingresso rápido também estarão funcionando, apenas os concertos que acontecem no Teatro Guaira serão vendidos exclusivamente pela disk-ingresso. “É outra vantagem para quem quer se programar e pagar com cartão, pois o aplicativo permite um acesso rápido e cômodo ao usuário”, concluí Marino Galvão Jr.
MPB – No dia 20 de janeiro, a música erudita abre espaço para a música popular brasileira. A segunda fase da 34ª
Oficina começa no dia 17 de janeiro, com a apresentação da Orquestra À Base de Corda, sob a regência de João Egashira e a participação especial do Pife Muderno, grupo fundado por Carlos Malta.
Outros shows marcam a segunda fase, como as músicas cabo-verdianas do Trio Sodade, Orquestra À Base de Sopro tocando Pixinguinha, o grupo de Buenos Aires Dura Tierra, Duo Paulo Bellinati e Marco Pereira, Renato Braz e Maogani apresentando seu novo disco ‘Canela’, Thaís Morell, Luiz Pié e Quarteto e a sueca Miriam Aida. A Oficina de MPB encerra com o show do Yamandu Costa com Naná Vasconcelos, dois músicos que vem a Oficina pela primeira vez.
Atrações diversas também estão previstas, como palco na Boca Maldita, dia 23, com diversas participações, entre elas a Banda Gentileza e Blindagem; um ‘Grande Baile da Oficina’, no Calamengau; Feira do Vinil no Memorial de Curitiba; feira gastronômica com diversas atrações no pátio da Capela Santa Maria e apresentações em horários diferentes, como ao meio-dia e no happy hour.
Foto: Alice Rodrigues
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Empate é um documentário focado em apresentar as vozes do movimento seringueiro dos anos 70 e 80 concentrados no Estado do Acre. Refletir sobre a importância e os efeitos desse momento histórico ainda hoje na Amazônia é o foco do filme. Mesmo com todas as repercussões do assassinato de Chico Mendes, líder seringueiro que foi baleado há mais de 30 anos a mando de grandes organizações, o Brasil continua sendo palco de grandes ataques dos latifundiários. Entre memórias, reflexões e questionamentos para o futuro, companheiros da luta de Chico se reúnem-se e debatem os novos desafios que precisarão enfrentar nos próximos anos para manterem suas terras longe dos interesses do agronegócio.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Os Sonhos de Pepe acompanha o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em suas viagens pelo mundo e seus deveres políticos, ressaltando sua visão progressista pautada pela sustentabilidade e pela justiça social. Em meio a um cenário de crise climática, a posição de Mujica é divergente da predominante que sustenta e incentiva o modelo predatório e consumista da humanidade. O documentário de Pablo Trobo, diretor uruguaio, sabe que a voz e as preocupações de Mujica são advertências sérias sobre o que está por vir. Os Sonhos de Pepe, com isso, visa apresentar a vida, o trabalho e as convicções de Mujica já com 90 anos, enquanto acompanha sua rotina diplomática por um mundo mais igualitário, mais consciente e mais verde.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Reality de Horror – Influencers em Pânico é um filme norte-americano de terror e suspense dirigido por Dame Pierre e Mike Ware. A trama segue um grupo de influencers das redes sociais que estão reunidos em uma luxuosa mansão em Hollywood Hills para uma programa de TV. O reality show acompanha o cotidiano do confinamento desse famosos blogueiros na casa em Los Angeles. Eles só não contavam com uma virada macabra na estadia: de repente, cada um deles se encontra preso em um jogo cujo resultado pode determinar quem irá sobreviver. Por trás de todo esse pesadelo, está um misterioso assassino psicopata que começa a revelar todos os seus segredos mais profundos e obscuros antes de começar uma matança sangrenta e desenfreada.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família, a jovem Chapeuzinho Vermelho (Taisya Kalinina) enfrenta uma ameaça iminente: a cidade está sendo aterrorizada por lobos misteriosos. Para salvar sua casa e descobrir a origem dos ataques, ela precisa desvendar o enigma do desaparecimento de seu pai, Volkoboy (Danila Yakushev), que sumiu sob circunstâncias enigmáticas. Em sua jornada, Chapeuzinho enfrentará seus maiores medos e desafios, confrontando obstáculos que testam sua coragem e determinação. Com a ajuda de aliados e enfrentando perigos sobrenaturais, ela terá que descobrir a verdade sobre seu pai e seu próprio destino. Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família é um emocionante conto de fantasia russo, estrelado por Taisya Kalinina, Danila Yakushev e Ekaterina Klimova, e sob a direção de Artyom Aksenenko onde coragem e bravura são essenciais para superar os desafios e salvar a cidade da ameaça dos lobos.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Sting – Aranha Assassina, uma noite fria e tempestuosa em Nova York, um objeto misterioso cai do céu, quebrando a janela de um prédio de apartamentos decadente. Dentro dele, um ovo eclode, dando vida a uma estranha aranha. Charlotte (Alyla Browne), uma garota rebelde de 12 anos e fã de histórias em quadrinhos, descobre a criatura e a nomeia Sting. Enquanto sua mãe e seu padrasto, Ethan (Ryan Corr), lutam para se ajustar à chegada de um novo bebê, Charlotte se sente cada vez mais isolada e encontra consolo na amizade com Sting. No entanto, à medida que a aranha cresce em tamanho e apetite, os animais de estimação dos vizinhos começam a desaparecer, seguidos pelos próprios moradores. Quando a verdadeira natureza de Sting é revelada, Charlotte se vê em uma corrida contra o tempo, sozinha em sua luta para salvar sua família e os excêntricos habitantes do prédio de um aracnídeo voraz que agora os caça. Determinada a proteger aqueles que ama, Charlotte deve encontrar uma maneira de deter a criatura antes que seja tarde demais.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Inexplicável é um filme dirigido por Fabrício Bittar no qual é baseado em uma história real descrita no livro O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação, do escritor Phelipe Caldas. Essa trama será desenrolada a partir da história do jogador mirim de 8 anos, natural da Paraíba, Gabriel Varandas (Miguel Venerabile). Gabriel conquistou o título de campeão no futsal, no entanto, após esse grande feito ele enfrentou graves problemas de saúde chegando a ser declarado morto e deixando sua família a mercê da fé para encarar essas complicações. Surpreendentemente, o jovem jogador se recupera, deixando toda sua equipe médica sem explicação do que houve. Inexplicável promete levar uma mensagem de fé e superação para os espectadores que o assistem.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
O Conde de Monte Cristo é uma nova versão do clássico romance o Conde de Monte Cristo do autor atemporal Alexandre Dumas. Essa nova produção, dirigida por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte e indicada ao Festival de Cannes 2024, irá mostrar uma interpretação épica da história de traição, riqueza misteriosa e vingança meticulosa. O filme acompanha Edmond Dantès (Pierre Niney) um jovem marinheiro que sofre uma trágica injustiça no dia de seu casamento: ele é preso devido a uma enorme conspiração contra ele organizada pelos seus supostos amigos. Se passam 14 anos desde esse fatídico dia, Edmond recebe a ajuda de um outro prisioneiro para fugir do sinistro Château d’If após o mesmo dizer a localização exata de um tesouro perdido. Edmond, então, consegue achar esse tesouro que o torna enriquecido mas desiludido. Dantès reaparece na sociedade parisiense como o misterioso e magnífico Conde de Monte Cristo com um único objetivo: vingar-se daqueles que destruíram a sua vida.