
Sim, Curitiba além de estar com esse calor pra deixar qualquer curitibano frustrado sem poder usar suas peles sintéticas, o suplício deste veraneio tem deixado a capital dos pinhões mais caliente do que nunca. E não apenas pela questão climática, dá gastronomia à música, a efervescente cultura do norte brasileiro tem invadido a cidade de forma plena, e claro, a gente tem amado muito. Naturalmente, como filho de nordestino que sou, não poderia deixar de iniciar minha coluna sem falar de algumas dicas de onde desbravar a cultura lá de cima em pleno sul.
O Jambu caiu no gosto popular, isso é uma verdade. Pelas bandas de cá, a bendita Cachaça de Jambu verve a insanidade mais preciosa de qualquer apreciador de uma boa quente. Mas, se esbaldar noite adentro ao som da música do Pará e tomando essa bendita preciosa que amortece além do céu da boca (entendedores entenderão) e sendo em Curitiba, soa até underground. Mas, para a nossa alegria, as produtoras, Adri Menegale, Bila Sampaio e Layse Rodrigues comandam desde 2015 o Fervo do Jambu, a ferveção mais fervida da cidade. Além de distribuir doses homéricas da Cachaça, não pense que apenas de calypso e tecnobrega a pista sobrevive, muito pelo contrário. Guitarreada, lambada e carimbó são os ritmos mais conhecidos, mas a festa vai além e durante toda ferveção, do siriá e passando pelo lundu marajoara o Fervo do Jambu traz a noite paraense para Curitiba.
E como não apenas de fervos se vive, provar algumas delícias da cozinha do Pará é uma das boas e agradáveis maravilhas do mundo. Não é de hoje que a cozinha brasileira é considerada a mais rica pela pluralidade e suas possibilidades de combinação. A gastronomia paraense é uma das provas desta imersão saborosa. A cultura popular, ainda mais a do Pará faz jus a esta expressão, logo, comer numa barraca de feira faz mais sentido ainda, e Doralice Araújo que o diga. Dora como é conhecida em Curitiba, chegou por aqui em 1992, quando trocou a ensolarada Amazônia pela cidade mais cinzenta do país. Munida de sua câmera fotográfica na bolsa, sempre. E também conhecida pelas suas aulas de redação, a arte da cozinha mantida em sua barraca e a na arte da escrita, concentrada em seu blog “Na Mira Do Leitor”, Dora é a simpatia de uma amazonense-curitibana.
Mas como boa amazonense que é, as raízes e as essências de Dora tem conquistado sua clientela em cada estação. Na feira gastronômica da praça Osório, na barraca da Amazônia, além de ser um ponto de encontro entre a comunidade do norte, são as mãos e o conhecimento de Dora os responsáveis pelo verdadeiro Tacapá. Iguaria da região amazônica, mas de origem indígena, a comida consiste em um caldo amarelado com temperos do norte e com pimenta-de-cheiro servida a parte em uma cuia. O caldo é colocado em cima da goma de tapioca e servida com camarão seco e jambu. Irônicamente, escrever esta coluna perto do horário do almoço, varado de fome, ou brocado, como se diz na Amazônia, não foi muito sábio.
De Natal, lá no Rio Grande do Norte, pras bandas de cá, a cantora e compositora Cida Airam também é uma das mulheres que carregam a cultura paraense em sua essência. No final de 2015, em seu primeiro disco, dá autenticidade, e motivada pelas saudades de sua ‘terrinha’, como carinhosamente fala ao rememorar, as expressões culturais do norte estão todas impressas no seu trabalho de estreia. De canto forte e seguro, a imensidão artística de Cida se revela em cada faixa das 13 canções de seu disco homônimo. Mas, muito além da arte, a personalidade de quem é Cida é a reunião de toda essa cultura do norte que habita em Curitiba. Não é apenas a terra do leitê quentê, mas a cidade que abriga diversos brasis e ainda assim ainda não se descobriu. Ou ainda, “o meu Brasil é imenso e tem milhares de maneiras de cantá-lo”, como disse certa vez, Cida Airam.
ONDE ENCONTRAR?
Fervo do Jambu – Próxima edição dia 12 de fevereiro, porque ressaca de carnaval se cura com Cachaça de jambu. A ferveção será no 351, na Trajano Reis. Mais informações aqui.
Barraca da Amazônia – A feira ocorre durante vários períodos do ano. A próxima edição será no período da páscoa. Sim, vamos ter que esperar até lá.
Cida Airam – O disco de Cida Airam está disponível para ouvir na íntegra aqui. Tira o sofá da sala e se joga.
Todos os vídeos no post são de cantoras do norte brasileiro porque não é apenas de Banda XCalypso e Gaby Amarantos que se vive por lá.

Data de Lançamento: 29 outubro
Em Picuí, no sertão da Paraíba, um grupo de cientistas desenvolve um experimento ousado para tentar controlar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue. Para alcançar o objetivo, eles recorrem a uma tecnologia envolvendo urânio, mas o plano foge do controle e dá início a uma ameaça de grandes proporções. Diante do risco de uma catástrofe, um pesquisador brasileiro precisa encontrar uma maneira de conter as consequências do experimento antes que elas se espalhem. Enquanto enfrenta uma corrida contra o tempo, ele descobre que impedir o desastre pode exigir decisões difíceis e colocar sua própria vida em perigo.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
Fatherland acompanha a história de Thomas Mann e sua filha Erika. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, este homem decidiu embarcar em uma emocionante viagem ao lado de sua filha em pleno auge da Guerra Fria. Explorando uma Alemanha completamente em ruínas, e um Estados Unidos dominado pelos soviéticos, ele precisou ficar 16 anos exilado no país. No entanto, ao retornar para sua casa na Alemanha, ele reencontrou muito mais do que a sua amada pátria, e sim polarizações e divisões extremas, até mesmo em sua família, que criaram feridas profundas e jamais cicatrizadas.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
No Limite da Justiça conta uma história real que acompanha um agente negro do FBI (Yahya Abdul-Mateen II) quando ele precisa se juntar a Greg Scarpa (Mark Wahlberg), um poderoso assassino da máfia, para tentar investigar os assassinatos brutais contra líderes dos direitos civis no Mississippi na década de 1960. Quando a vingança começa a se confundir com a missão, eles se unem cada vez mais em uma caçada mortal. Agora, apesar de seus valores completamente divididos, eles irão entender que a lei tem limites, já eles não.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
As Dez Vantagens de Morrer Depois de Você acompanha Julia (Giulia Be) e Gabi (Any Gabrielly) que, por mais que sejam amigas desde crianças, são completamente diferentes uma da outra. Gabi é uma menina cautelosa, tímida e tem medo de enfrentar novos desafios. Por outro lado, Julia é totalmente extrovertida, carismática e se joga em tudo o que a atrai. Para a surpresa das meninas, tudo está prestes a mudar quando uma mentirinha espalhada sem pretensão vira uma tragédia, resultando em um acidente de carro com a Julia. A menina precisa fazer uma cirurgia de risco e então resolveu deixar um presente para Gabi: dez cartas com dez desafios diferentes. Julia fez isso caso ela não sobreviva e a amiga precisará cumprir cada desafio, mexendo completamente com a vida de Gabi.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
Nova adaptação do clássico romance de Jane Austen. Razão e Sensibilidade acompanha a família Dashwood, mais especificamente as duas irmãs Elinor and Marianne. Após a morte do patriarca, que deixou as heranças e propriedades da família para seu único filho do primeiro casamento, a viúva Sra. Dashwood e suas três filhas são deixadas sem residência fixa ou renda para sobreviver. As quatro, então, mudam-se para um chalé em Devonshire de uma prima distante que caridosamente a concede para a família. Os problemas, porém, permanecem, já que a falta de uma fortuna diminui as chances de matrimônio da romântica Marianne e
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
O filme 100 Dias, dirigido por Carlos Saldanha, é inspirado no livro Cem Dias entre o Céu e o Mar, de Amyr Klink, e retrata a impressionante jornada do navegador brasileiro, que se tornou a primeira pessoa a atravessar o Oceano Atlântico Sul a remo. Em 1984, Klink realizou a travessia solitária em um percurso de quase sete mil quilômetros, partindo de Lüderitz, na Namíbia, até Camaçari, na Bahia, ao longo de 100 dias, entre junho e setembro. Além de narrar a aventura épica, o filme explora camadas mais profundas, como a relação complexa de Amyr (Filipe Bragança) com sua família, especialmente com o pai, e como essa travessia pode simbolizar sua busca por autoconhecimento e superação. A obra não se limita à façanha física, mas aborda o simbolismo maior dessa jornada, revelando um aspecto psicológico e emocional que vai além do que foi descrito no livro. 100 Dias traz à tona o espírito de resiliência e coragem, ao mesmo tempo em que convida o público a refletir sobre as motivações pessoais de Amyr Klink e o impacto transformador dessa experiência única.
Quando: 29 de outubro

Data de Lançamento: 29 outubro
Em Três Horas Para Viver, uma garota de sete anos está esperando pela chegada de um fígado capaz de salvar sua vida. A carga preciosa é protegida por Hank Malone (Alan Ritchson), um entregador de alto nível. No entanto, a tarefa que parecia simples se transformou em uma perigosa missão de vida ou morte para ele quando o líder de um importante sindicato do crime passa a querer o órgão para si. Angustiado, Hank entra em um jogo de caça e fuga para entregar a encomenda a garotinha em um período de tempo menor do que 3 horas.
Quando: 29 de outubro