Na década de 1970, o cineasta curitibano José Augusto Iwersen, lançava o filme “Danielle, Carnaval e Cinzas” considerado um dos pioneiros sobre o universo LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Embora a película tenha sofrido cortes, pelos resquícios da ditadura, o prêmio de melhor filme do Super Festival Nacional do Filme Super 8 do GRIFE (Grupo de Realizadores Independentes de Filmes Experimentais) foi a conquista ultrajante e libertária de Iwersen.
Quase 50 anos depois, e em pleno ápice da discussão sobre a homossexualidade e o entorno dos direitos cíveis, o filme sobre a vida da travesti Danielle foi destaque na 11ª Edição do Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, em 2015. Além da obra ter sido um dos principais destaques da programação, no dia de exibição surpreendeu, inclusive, o próprio diretor, porque Iwersen não assitia o filme há 35 anos.
Desta contemporaneidade onde a discussão sobre a temática LGBTTT tem libertado as amarras de uma série de estigmas e estereótipos, a arte é a válvula de escape ou, engajamento político pelo qual retratar todo o contexto da homossexualidade muitas vezes é a forma de impacto mais direta. Desta forma, nesta sexta, organizado pelo Coletivo Ocitocina e SPOT Cultura e Entretenimento apresentam o cineclube OcitoCine. Este será o segundo encontro com a temática LGBTTT.
Desde janeiro em atividade na cidade, o cineclube pretende realizar encontros mensais para promover a exibição de filmes locais e debater temas de relevância atual. Serão exibidos no segundo encontro seis curtas: “Lovedoll’, de Débora Zanatta e Estevan de La Fuente, “Salada Mista”, de Estevan de la Fuente, “I Still Love You”, de Henrique Faria, “Waiting For You”, de Henrique Faria, “In Memoriam Afeto”, de João Miguel Santana e “Dalva”, de Joel Schoenrock.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Lovedoll, de Débora Zanatta e Estevan de La Fuente (12 min). Paula mora sozinha em seu apartamento. Ela está sentada no sofá assistindo televisão. A campainha toca e o carteiro lhe faz uma entrega de uma caixa contendo uma boneca inflável. A partir desse encontro a solidão abre espaço para a fantasia e Paula transforma-se aos poucos – adereços femininos vão dando lugar às fantasias homoeróticas da personagem.
Salada Mista, de Estevan de la Fuente (4 min). Tem de todos os tamanhos, de todas as formas, de todas as cores, pra todos os gostos. Nessa feira, ninguém sai com fome.
I Still Love You, de Henrique Faria (6 min). Christina e Dolores mergulham em um romance que parecia não ter fim até que surge a inesperada pergunta: Quanto tempo dura uma paixão e até onde ela pode nos levar? Após conhecerem-se em um estacionamento de bicicletas Christina e Dolores apaixonam-se pelas ruas de Amsterdam até que algo muda novamente o rumo de suas vidas.
Waiting For You, de Henrique Faria (5 min). Um Fashion Film para apresentar ao mercado a vontade de Henrique e restante da equipe em fazer filmes de moda. O resultado foi um filme cheio de atitude e que já conta com mais de 24 mil visualizações no Vimeo.
In Memoriam Afeto, de João Miguel Santana (3 min). Em tempos modernos, dois estranhos se encontram. Um para amar. O outro para matar.
Dalva, de Joel Schoenrock (17 min). Uma investigação documental sobre um personagem fictício em meio a sua realidade
SERVIÇO
Ocitocine #2 – Curtas-Metragens de Temática LGBT
29 de Janeiro de 2016, sexta-feira, às 20h00
Classificação Indicativa: 18 anos
Entrada a R$ 1,00 (ganha pipoca de brinde)
Local: Casa do Coletivo Ocitocina
Rua Desembargador Ermelino de Leão, 472, bairro Centro, Curitiba, Paraná (próximo ao Museu Paranaense e Largo da Ordem)
(Fotos: Reprodução)
(Informações: Blog Cinema em Curitiba)
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.