Cineclube OcitoCine exibe e discute filmes curitibanos com a temática LGBTTT

Na década de 1970, o cineasta curitibano José Augusto Iwersen, lançava o filme  “Danielle, Carnaval e Cinzas” considerado um dos pioneiros sobre o universo LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Embora a película tenha sofrido cortes, pelos resquícios da ditadura, o prêmio de melhor filme do Super Festival Nacional do Filme Super 8 do GRIFE (Grupo de Realizadores Independentes de Filmes Experimentais) foi a conquista ultrajante e libertária de Iwersen.

Quase 50 anos depois, e em pleno ápice da discussão sobre a homossexualidade e o entorno dos direitos cíveis, o filme sobre a vida da travesti Danielle foi destaque na 11ª Edição do Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba, em 2015. Além da obra ter sido um dos principais destaques da programação, no dia de exibição surpreendeu, inclusive, o próprio diretor, porque Iwersen não assitia o filme há 35 anos.

Desta contemporaneidade onde a discussão sobre a temática LGBTTT tem libertado as amarras de uma série de estigmas e estereótipos, a arte é a válvula de escape ou, engajamento político pelo qual retratar todo o contexto da homossexualidade muitas vezes é a forma de impacto mais direta. Desta forma, nesta sexta, organizado pelo Coletivo Ocitocina e SPOT Cultura e Entretenimento apresentam o cineclube OcitoCine. Este será o segundo encontro com a temática LGBTTT.

Desde janeiro em atividade na cidade, o cineclube pretende realizar encontros mensais para promover a exibição de filmes locais e debater temas de relevância atual. Serão exibidos no segundo encontro seis curtas: “Lovedoll’, de Débora Zanatta e Estevan de La Fuente, “Salada Mista”, de Estevan de la Fuente, “I Still Love You”, de Henrique Faria, “Waiting For You”, de Henrique Faria, “In Memoriam Afeto”, de João Miguel Santana e “Dalva”, de Joel Schoenrock.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Lovedoll, de Débora Zanatta e Estevan de La Fuente (12 min). Paula mora sozinha em seu apartamento. Ela está sentada no sofá assistindo televisão. A campainha toca e o carteiro lhe faz uma entrega de uma caixa contendo uma boneca inflável. A partir desse encontro a solidão abre espaço para a fantasia e Paula transforma-se aos poucos – adereços femininos vão dando lugar às fantasias homoeróticas da personagem.

LOVEDOOL

Salada Mista, de Estevan de la Fuente (4 min). Tem de todos os tamanhos, de todas as formas, de todas as cores, pra todos os gostos. Nessa feira, ninguém sai com fome.

salada mista

I Still Love You, de Henrique Faria (6 min). Christina e Dolores mergulham em um romance que parecia não ter fim até que surge a inesperada pergunta: Quanto tempo dura uma paixão e até onde ela pode nos levar? Após conhecerem-se em um estacionamento de bicicletas Christina e Dolores apaixonam-se pelas ruas de Amsterdam até que algo muda novamente o rumo de suas vidas.

Site-Henrique-Projetos-Home-921x368-461x184

Waiting For You, de Henrique Faria (5 min). Um Fashion Film para apresentar ao mercado a vontade de Henrique e restante da equipe em fazer filmes de moda. O resultado foi um filme cheio de atitude e que já conta com mais de 24 mil visualizações no Vimeo.

WFY_02-780x368

In Memoriam Afeto, de João Miguel Santana (3 min). Em tempos modernos, dois estranhos se encontram. Um para amar. O outro para matar.

Sem título
Dalva, de Joel Schoenrock (17 min). Uma investigação documental sobre um personagem fictício em meio a sua realidade

dalva

SERVIÇO

Ocitocine #2 – Curtas-Metragens de Temática LGBT
29 de Janeiro de 2016, sexta-feira, às 20h00
Classificação Indicativa: 18 anos
Entrada a R$ 1,00 (ganha pipoca de brinde)
Local: Casa do Coletivo Ocitocina
Rua Desembargador Ermelino de Leão, 472, bairro Centro, Curitiba, Paraná (próximo ao Museu Paranaense e Largo da Ordem)

(Fotos: Reprodução)

(Informações: Blog Cinema em Curitiba)

Por Lucas Cabana
29/01/2016 10h08