O Oscar 2020 está chegando! No dia 09 de fevereiro, direto de Los Angeles, saberemos quem serão os ganhadores das estatuetas de ouro. Mas para começar o aquecimento para esse evento tão importante, listamos aqui algumas músicas que foram – na opinião desta autora – injustiçadas no decorrer da história do Oscar. Confira:
No ano em que “Talk to The Animals”, de “O Fabuloso Doutor Dolittle” levou a estatueta, a música eternizada na voz do urso Balu também concorria ao prêmio. Nem precisamos falar sobre o sucesso do filme (último diretamente supervisionado por Walt Disney, que morreu antes do longa ser concluído e lançado) e da canção composta por Terry Gilkyson. A cena que conta com a canção era uma das mais esperadas pelo público no live-action lançado em 2016, mas a música nem chegou a ser indicada ao Oscar, o que dessa vez, foi justo, já que a concorrência era brilhante nesse ano.
É inacreditável que a música que se tornou praticamente uma ode à cidade de Nova York, gravada depois por ninguém menos que Frank Sinatra e Liza Minnelli, não tenha sequer sido indicada ao Oscar, que deu o prêmio para a melosa “You Light Up My Life”, de “Luz da Minha Vida”.
Aqui é preciso dizer que a escolha realmente era dificílima. A vencedora “I Just Called to Say I Love You”(Stevie Wonder), de “A Dama de Vermelho”, é uma canção que também se tornou um marco da história do cinema e da música, porém, “Footloose” foi a canção que saiu do cinema para embalar as festas de toda uma geração de jovens. Para deixar tudo ainda mais complicado, a icônica “Ghostbusters”, de “Os Caça Fantasmas”, também estava concorrendo. Quase dá para perdoar a Academia.
Quem levou foi “Color of the Wind”, de “Pocahontas”. Embora sejamos entusiastas dos filmes Disney, a principal música de “Toy Story” merecia ter levado a estatueta para casa naquele ano. Afinal, essa é a música que traz a principal mensagem da história que tem nos emocionado por anos. Uma pena não ter levado.
Embora tenha saído com quatro estatuetas, o filme acabou perdendo o prêmio de melhor canção original para “If I didn’t Have You”, de “Monsters S/A”. Concordamos que essa também é uma música importante para o cinema, mas é incomparável a forma como a música de Enya conseguiu ser parte da narrativa de “O Senhor dos Anéis”.
Se o primeiro “Toy Story” foi injustiçado lá atrás, aqui levou o prêmio que poderia ter sido da canção de Alan Menken. Sua música parece ser mais importante em “Enrolados” do que foi “We Belong Together”, de “Toy Story 3”.
Essa é uma das mais marcantes injustiças do Oscar. A música de Lady Gaga não apenas era musicalmente melhor que a vencedora “Writing on The Wall”, de “007 contra Spectre”, como tinha uma importante mensagem sobre sobrevivência de pessoas vítimas de abuso sexual, sendo uma espécie de autobiografia da própria Gaga. O prêmio dado a Sam Smith pareceu completamente absurdo.
Dói um pouco colocar essa canção na lista, já que para que ela ganhasse, teríamos que tirar o prêmio de “Remember me”, de “Viva: A Vida é Uma Festa”. Mas a verdade é que a música interpretada por Mary J. Blige é poderosíssima e pode ter sido preterida por causa da “resistência” da academia às produções de serviços de streaming.
Sabemos que a escolha de melhor canção original pode ser bastante subjetiva e baseada no gosto pessoal de quem escolhe, mas há casos que a injustiça é inegável. Concorda com a lista ou colocaria outras músicas? Conta aí.
Pelo quarto ano consecutivo, o Curitiba Cult irá promover um evento, com entrada gratuita, para todos assistirmos juntos a cerimônia do Oscar 2020, no Garden Hambargueria, localizado no Largo da Ordem.
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