Uma senha sera enviada para seu e-mail

Encerrando o mês em grande estilo, a Curitiba Literária I Bienal de Curitiba 2016 convida os escritores Xico Sá e Luís Henrique Pellanda para a mesa literária “Apanhadores do Cotidiano”, em que vão abordar o registro dos acontecimentos do dia a dia o e o papel das crônicas. Xico Sá foi colunista do jornal Folha de S. Paulo e hoje participa do programa Papo de Segunda do GNT. Luís Henrique Pellanda é formado em jornalismo e trabalhou nos jornais Gazeta do Povo e Primeira Hora. Foi subeditor e colunista de Rascunho (jornal literário), coeditor e cronista do site de crônicas e ilustrações Vida Breve. A mesa acontece na quinta-feira (01), às 19 horas, na Livraria Cultura no Shopping Curitiba.

A semana ainda conta com o fórum ”As Entidades literárias e Novas Perspectivas da Literatura Paranaense”, que acontece na terça (29), às 17 horas, com convidados da Academia Paranaense de Letras, Academia Paranaense de Poesia, Centro Feminino de Cultura, entre outros. A programação ainda conta com clube do livro e o lançamento de diversos livros.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e BNDES, a Curitiba Literária | Bienal de Curitiba 2016 prossegue até fevereiro de 2017 com mais de 120 atividades voltadas para a Literatura.

A Bienal de Curitiba nasceu em 1993 e a partir de 2007 passou a incluir atividades literárias e artistas que contemplam a poesia visual. Na edição de 2013 foi realizado o projeto “A Literatura e a Cidade”, que obteve grande interesse do público participante. O projeto contemplou também a leitura de textos em ônibus biarticulados e a publicação da antologia Fantasma Civil, com textos sobre Curitiba escritos por 42 autores. A publicação foi disponibilizada nas Tubotecas e distribuída em bibliotecas de cidades do Paraná.

Em 2016, a ênfase na literatura ganha uma programação especial com curadoria do jornalista, escritor e crítico literário Rogério Pereira. Já passaram pelas Mesas Literárias neste mês de novembro, Milton Ratoum, Cristovão Tezza, Bernardo Kucinski e José Castello. Todos os eventos têm entrada gratuita.