Sanepar vai lançar o primeiro museu sobre a água do Brasil

O Paraná pode receber, em breve, o primeiro museu com acervos e informações sobre a água, no Brasil. O Museu Planeta Água, idealizado pela Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar e assinada pelo arquiteto Jaime Lerner, busca colocar o Estado em novo patamar de referência em sustentabilidade. O projeto já está sendo apresentando às principais entidades de classe e empresariais do Estado.

A intenção é que o Museu Planeta Água ofereça ao público informações sobre a água, além da história do saneamento básico no Estado. A proposta está aprovado junto ao Ministério da Cultura (MIC) e enquadrado no segmento de Preservação do Patrimônio Cultural.

O Projeto

Com uma nova abordagem e uma temática inovadora, o Museu Planeta Água pretende oferecer informações sobre os segredos da água e a história do saneamento básico no Estado do Paraná, em diversos formatos, como textos, fotografias, ilustrações, histórias em quadrinhos, filmes, infográficos, objetos de arte, instalações dentre outros.

A novidade e ineditismo do projeto também estão na concepção da fachada do Museu. A Sanepar desenvolveu uma garrafa de água pet sustentável para reuso e toda a fachada do museu será construída com as garrafas, gerando assim um inédito conceito arquitetônico e um espetáculo em iluminação.

“Este será o primeiro museu do País destinado ao acervo sobre esse tema – a água –, o que o torna uma importante fonte de cultura, pesquisa e disseminação do conhecimento”, comenta o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião.

O Museu Planeta Água terá um roteiro inédito que soma educação ambiental, cultura, conscientização e turismo, além de projetar a capital paranaense a um novo patamar de referência em sustentabilidade.

Por Curitiba Cult
24/03/2017 11h25