Uma senha sera enviada para seu e-mail

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 420 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, uma doença crônica que provoca altas taxas de açúcar no sangue. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a doença atinge 8,9% da população, número que aumentou 61,8% entre 2006 e 2016. Porém, mesmo com dados tão alarmantes, a maioria dos portadores não sabe sobre as complicações da doença, como a Retinopatia Diabética, a maior causa de cegueira em pessoas jovens em todo o mundo.

Para mudar esse cenário e celebrar o Dia Mundial do Diabetes, acontece neste sábado, 10 de novembro, na Praça Ouvidor Pardinho, em Curitiba, das 08h às 17h, os eventos Retina do Bem 2018 e 6º Mutirão Diabetes Curitiba.

Entre as ações ofertadas está a realização gratuita do exame de Fundo de Olho em pacientes portadores de Diabetes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é de atender 3,6 mil pessoas da fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

A novidade desta edição é que dois grandes eventos – Retina do Bem 2018 e 6º Mutirão Diabetes Curitiba – se uniram em 2018 em prol da conscientização. Para o médico oftalmologista João Guilherme Oliveira de Moraes, especialista em retina e vítreo e idealizador do Retina do Bem, o objetivo da campanha é prevenir a cegueira causada pelo diabetes. Segundo ele, o diabetes tem rápida evolução e pode cegar. Por isso, o diagnóstico e o tratamento precoces são essenciais.

No dia do evento, além do exame e detecção da doença, os pacientes que necessitarem também farão exames complementares, como Mapeamento de Retina. Para os que tiverem a indicação, será realizada a Fotocoagulação a Laser. Já os quadros mais graves da doença serão encaminhados para cirurgia após as medidas iniciais. Outra boa notícia é que as pessoas que precisarem de acompanhamento ou de manutenção do tratamento já sairão com a data da consulta agendada na Oftalmo Curitiba -Hospital da Visão.

Serviço – Retina do Bem 2018 e 6º Mutirão Diabetes Curitiba

Quando: 10 de novembro de 2018 (sábado)

Onde: Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de maio, S/N)

Horário: 08h às 17h

Quanto: gratuito