Teve início, no último dia 16, o Festival Varilux de Cinema Francês 2016, promovido pela Aliança Francesa de Curitiba, com sessões no Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal) e Cineplex Batel (Shopping Novo Batel). O Curitiba Cult, para não ficar de fora deste evento imperdível, trará nos próximos dias críticas de alguns dos filmes que estão em cartaz no circuito. Confira a programação completa aqui.
O primeiro filme de nossa lista foi selecionado para o Sundance Film Festival deste ano e já em seu título, Agnus Dei – latim da expressão católica “cordeiro de Deus” -, temos um primeiro contato fundamentado com essa história de redenção e sacrífico. No período de guerra, um convento polonês é invadido por soviéticos e as freiras que ali viviam foram estupradas repetidas vezes. O ato desumano já bastaria para que estas vivessem com a culpa de terem seu corpo e principalmente suas convicções religiosas violadas, mas a descoberta de que muitas destas engravidaram prolonga a angústia silenciada naquele local.
Mathilde (Lou de Laâge), nossa protagonista, encontra o convento neste contexto. Desmunida de convicções religiosas, ela trabalha na Cruz Vermelha atendendo franceses feridos em combate, e em um ato quase vocacional é chamada para atender uma das grávidas do convento. A jovem médica acaba se envolvendo com a dor e falta de amparo que as freiras gestantes ali encontravam e passa a questionar sua supervalorização da racionalidade.
A diretora, Anne Fontaine (Amor Sem Pecado e Coco Antes de Chanel), juntamente com a diretora de fotografia, Caroline Champetier, demonstrou um domínio da técnica cinematográfica como potencial narrativo de uma maneira pouco vista em filmes sobre o tema. E se a discussão acerca do estupro e do direito da vítima sobre seu corpo – no caso do aborto – deveriam ser debatidos apenas entre mulheres – por se enquadrarem em seu lugar de fala -, Agnus Dei é legítimo ao apresentar não apenas o elenco, mas uma equipe técnica da produção formada majoritariamente por mulheres. Este feito dialoga positivamente com a narrativa e eleva o empoderamento feminino tratado na história à metalinguagem cinematográfica.
Todos elementos técnico-narrativos parecem estar em perfeita sincronia. A fotografia escura e quase estática consegue imergir o espectador naquele universo, assim como a mise-en-scène, o som e a montagem estão alinhados para que a sensação de angústia e padecimento afetem o público.
Muito já foi produzido sobre a guerra no cinema, sob a visão de grandes diretores como Kubrick, Coppola, Spielberg e Tarantino, mas sempre visando o sofrimento e miséria do homem em combate. Aqui também temos sofrimento e miséria, mas em uma perspectiva psicológica – que remédios e curativos são incapazes de sarar. Ao resgatar o tema velado, Agnus Dei comove o espectador que compartilha da dor das protagonistas e se encontra desmunido de argumentos após acompanhar, por quase duas horas, a jornada de mulheres que sofrem com a incapacidade de se perdoarem pelos erros dos outros.
A previsão é de que o longa chegue ao circuito normal de cinemas no dia 29 de julho.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Shirley é o retrato íntimo do ícone político pioneiro Shirley Chisholm, a primeira congressista negra e a primeira mulher negra a concorrer à presidência dos EUA, e o custo da realização para a própria Shirley. Este filme contará a história da campanha presidencial histórica e revolucionária de Chisholm, baseada em conversas exclusivas e extensas com familiares, amigos e aqueles que a conheceram melhor.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Remake do filme Matador de Aluguel que foi lançado em 1989 e estrelado por Patrick Swayze no papel de um segurança em um turbulento bar. No remake, um ex-lutador de UFC (Jake Gyllenhaal) aceita um emprego como segurança em uma estalagem em Florida Keys, mas logo descobre que nem tudo é o que parece neste paraíso tropical.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Em No Submundo de Moscou, o famoso diretor de teatro Konstantin Stanislavsky (Konstantin Kryukov) está atrás de inspirações para a sua nova peça, decide ir até as favelas de Moscou, com ajuda de Vladimir Gilyarovsky (Mikhail Porechenkov), um especialista nesse assunto. A dupla acaba encontrando o bairro Khitrovka que é conhecido por resisdir muitos bandidos e acabam envolvidos em uma investigação do assassinato de um shik indiano com um passado misterioso.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Inspirado em uma das músicas mais famosas do compositor e sambista brasileiro Adoniran Barbosa, o filme Saudosa Maloca apresenta um já velho Adoniran Barbosa (Paulo Miklos) narrando suas histórias de uma São Paulo que já não existe mais para Cicero (Sidney Santiago), um jovem garçom de um bar. Com falas e personagens eternizados nos sambas do compositor, ele relembra a vivência na maloca com seus amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), além da paixão deles por Iracema (Leilah Moreno). Com a ajuda do samba, o grupo de amigos sobrevive, mas tem suas vidas ameaçadas quando o bairro do Bixiga começa a passar por grandes transformações e a metrópole é lentamente engolida pelo “pogréssio”.
Data de Lançamento: 21 de março de 2024
Depois de três aventuras arriscando sua própria vida para derrotar os mais poderosos vilões, Po, o Grande Dragão Guerreiro( Jack Black) é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. A escolha em si já problemática ao colocar o mestre de kung fu mais improvável do mundo em um cargo como esse e além disso, ele precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro antes de assumir a honrada posição e a pessoa certa parece ser Zhen (Awkwafina) uma raposa com muitas habilidades, mas que não gosta muito da ideia de ser treinada. Como se os desafios já não fossem o bastante, a Camaleoa (Viola Davis), uma feiticeira perversa, tenta trazer de volta todos os vilões derrotados por Po do reino espiritual.