A password will be e-mailed to you.

Casa-Romário-Martins

A Casa Romário Martins recebe a partir do próximo domingo (2) a exposição “Libertem Maria Águeda!”, que apresenta por meio de textos, fotos, vídeos, pinturas, desenhos e músicas a história de uma personagem curitibana do início do século 19, Maria Águeda. A mostra é resultado das pesquisas dos historiadores Magnus Roberto de Mello Pereira, Ana Lúcia da Cruz, José Augusto Leandro e Lai Bottmann Pereira.

O ponto de partida para a exposição foi um episódio que aconteceu em 1804 com Maria Águeda, uma mulher livre e pobre que se negou a obedecer às ordens da esposa do capitão-mor da vila e, por isso, foi levada à prisão. Por meio de diversos suportes, são mostradas releituras do acontecido e Maria Águeda, uma personagem até então desconhecida na história da cidade, é apresentada ao público.

O projeto recebeu apoio financeiro do Fundo Municipal de Cultura por ter sido selecionado no edital 067/13, voltado a projetos inéditos de ocupação daquele espaço. Unidade da Fundação Cultural de Curitiba, a Casa Romário Martins é destinada a exposições de caráter histórico, com o objetivo de estimular a pesquisa e preservar a memória da cidade.

A história de Maria Águeda chamou a atenção do grupo de pesquisadores. Participaram do projeto o professor Magnus Roberto de Mello Pereira, do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, a jornalista Ana Lucia R. B. da Cruz, doutora em História pela UFPR e pesquisadora do CEDOPE (Centro de Documentação e Pesquisa de História dos Domínios Portugueses), o professor José Augusto Leandro, do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e a designer Lai Bottman Pereira.

Casa Romário Martins recebe exposição de personagem curitibano – Serviço

Data: 2 de novembro de 2014 a 3 de maio de 2015

Onde: Casa Romário Martins (Largo da Ordem, 30)

Horário: abertura às 10h no dia 2 / de terça a sexta-feira, das 9 às 12h e das 13 às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h

Quanto: gratuito