Uma senha sera enviada para seu e-mail

Seja para um book de noiva, seja para registrar o cachorro fofinho no gramadão, seja por diversão… tirar fotos é um hábito extremamente comum entre todos. E, tão comum quanto isso, é normal fazer essa atividade com o celular. Mas, para ajudar quem procura fazer isso com mais eficiência, preparamos esta pequena lista com 8 dicas para quem quer fotografar melhor com o seu smartphone.

1. Procure lugares com uma iluminação favorável

Exemplo de foto com má iluminação.

Pode parecer idiota, mas isso consegue evitar muitos problemas. Fuja de sombras escuras ou do sol do meio dia. Use a luz natural a seu favor. Assim você não precisará usar o flash e conseguirá montar sua foto com mais precisão. A dica que muitos usam, é pensar em como você vê o lugar: se está ruim para enxergar – seja por excesso ou por falta de luz – também está ruim para fazer a foto.

2. Inclua um primeiro plano na imagem

Exemplo de primeiro plano.

A adição de um primeiro plano trará a ideia de profundidade à foto, o que dará um ponto de referência. O primeiro plano força o olho para o assunto principal, ou seja, o que se espera da foto.

3. Arrume a exposição 

A exposição é a quantidade de luz que o sensor da câmera recebe em uma fotografia. Quanto maior o tempo de exposição, mais luz entrará e mais clara ficará a foto, e da mesma maneira o contrário. Nos celulares, é muito fácil de ajustar, basta apenas focar a foto e arrastar o solzinho da tela para cima (para mais entrada de luz) ou para baixo (para menos entrada de luz).

4. Use a câmera traseira do celular

Camera frontal x câmera traseira

Apesar de ser mais fácil usar a câmera frontal, a qualidade da foto tende a ficar pior. Para conseguir melhor qualidade da imagem, o jeito é usar a velha e boa câmera traseira. Caso você esteja sozinho(a), é só pedir para alguém fazer a foto para você.

5. Use o modo burst para fotos em movimentos

Para usar o burst mode, basta apenas segurar continuamente no botão de tirar a foto.

O burst mode permite tirar fotos em sequência, cerca de 10 a 15 fotos por segundo. Dessa forma você pode decidir qual é a melhor para salvar ou até mesmo para fazer uma montagem com as que desejar.

6. Utilize o flash somente quando necessário

Foto sem flash x foto com flash

A iluminação natural é a melhor amiga da fotografia. Só utilize o flash quando for realmente necessário (a não ser que você queira o efeito na foto).

7. Evite usar zoom

O zoom diminui drasticamente a qualidade da imagem.

Além de diminuir a qualidade da foto, fica mais difícil de estabilizar a imagem. Aproxime-se do objeto ou da pessoa, ou – após fazer a foto – utilize recursos para recortá-la.

8. Segure o celular firmemente

Tremer as mãos deixa as fotos tremidas.

Ao segurar o celular de maneira firme (de preferência com as duas mãos), você consegue evitar que elas saiam tremidas. Mantenha os cotovelos junto ao corpo e concentre a respiração antes de tirar a foto.