Com ideias para o próximo ano, governador Ratinho Júnior comenta, com exclusividade, sobre Verão Maior

Governador Carlos Massa Ratinho Junior. Foto: Roberto Dziura/AEN.
Foto: Roberto Dziura/AEN

Com aprovação por 92% do público, o Verão Maior Paraná foi um marco no entretenimento do litoral do estado. Números grandiosos marcaram uma programação com mais de 60 dias de atrações culturais e esportivas gratuitas. Da Arena Verão Maior Caiobá, que recebeu nomes como Luan Santana, até campeonatos de surf, oficinas e brincadeiras para todas as idades, foram várias atrações que movimentaram milhões de pessoas.

A boa repercussão do evento foi comentada pelo governado Carlos Massa Ratinho Junior, em uma entrevista exclusiva para o Curitiba Cult. Ele destacou a valorização do estado como opção turística, a importância de ter eventos culturais e ainda as possibilidades de novos festivais nesse formato para movimentar o Paraná.

1 – O Verão Maior Paraná entregou dezenas de shows e centenas de atividades de arte, esporte e lazer ao público. O que isso representa para o Governo do Estado e como foi a recepção da população a essa programação?

A percepção geral é de sucesso. Tivemos ampla cobertura da imprensa, transmissões nacionais com a Band e o SBT, milhões de visualizações e interações nas redes sociais e um feedback muito positivo dos moradores e turistas. Aliás, uma pesquisa divulgada nessa semana apontou uma aprovação de 92%, com as pessoas comemorando principalmente a organização. Todo o litoral se engajou nesses shows, que fazem parte do calendário anual do Estado. É o maior festival de verão gratuito do país.

Para o Governo do Paraná esses shows são um ponto de virada. Estamos promovendo grandes investimentos, como a orla de Matinhos, a orla de Pontal do Paraná, a Ponte de Guaratuba, a duplicação da ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná, o que tem gerado muita valorização para as cidades, mas precisávamos de algo grande para captar turistas de outros estados, principalmente diante de Santa Catarina, que tem uma extensão de Litoral muito superior. Temos um Litoral completamente novo. Esse é um dos legados que vamos deixar.

Recorde de público no show de Luan Santana no Verão Maior Paraná. Foto: Roberto Dziura JR/AEN.

Recorde de público no show de Luan Santana no Verão Maior Paraná. Foto: Roberto Dziura JR/AEN.

2 – Qual a importância do investimento do Governo do Estado em atividades gratuitas para a população?

É um evento para atrair famílias, por isso cuidamos muito com a segurança. Reunimos mais de 1,8 milhão de pessoas nos shows e 1,1 milhão de pessoas no Ano Novo e não tivemos nenhuma grande intercorrência. Queremos que as praias do Paraná sejam reconhecidas nacionalmente pelas belezas naturais, que são exuberantes por conta das bacias e das ilhas, pelos shows e eventos culturais, mas principalmente pela nossa gente, pela grande recepção do povo do Paraná, o que é fundamental para o turismo.

3 – O que as transmissões nacionais representam para a programação de verão do estado e quais expectativas gera para as próximas edições?

As transmissões ajudam a divulgar a programação para todo o Brasil. Com elas, moradores do Nordeste, ou de estados do Norte como Amazonas ou Pará, puderam conhecer mais do Paraná. E o retorno é bom para todo mundo. SBT e Band valorizaram muito o produto, mandaram apresentadoras e repórteres conhecidos nacionalmente, e tiveram como retorno milhões de espectadores em todo o país. São artistas muito populares, que engajam multidões. Tudo isso tem um retorno inestimável para a imagem do Paraná.

4 – Além da programação diurna, os shows noturnos reuniram toda a família. Inclusive sua família também acompanhou os grandes shows da Arena Verão Maior. Qual a importância de planejar a segurança e conforto do público desde a manhã até de noite? Aliando organização e órgãos como Bombeiros?

O planejamento do Verão Maior Paraná começa muito cedo. Acabamos essa edição e já estamos de olho na próxima. Ela vai muito além dos shows. Temos arenas fixas com ampla programação para as famílias, competições esportivas nacionais e internacionais, e uma programação diferenciada com as forças de segurança para entregar cada vez mais tecnologia. Este ano usamos um drone com sensor térmico e alto-falante para orientar banhistas na praia. Também compramos equipamentos modernos para ajudar a Polícia Civil na resolução de crimes, como tablets que revelam digitais numa cena de crime. E também estamos sempre de olho na comodidade. Para esse ano usamos banheiros públicos com ar-condicionado que viralizaram e estamos à disposição das prefeituras para investir cada vez mais para garantir acessibilidade e conforto para todas as famílias.

5 – Quais atrações o Governador mais gostaria de ver na próxima edição do Verão Maior Paraná? 

Eu assisti alguns shows com a minha família. Sempre fico feliz de ver esses artistas cantando no Paraná, principalmente diante de um palco com milhares de fãs. A programação musical envolve muitas questões, de agenda dos artistas ao gosto popular. O que temos que comemorar é que o Verão Maior Paraná caiu definitivamente no gosto da população.

6 – Depois do sucesso do Verão Maior Paraná, podemos esperar o Inverno Maior Paraná?

Não tem nada fechado, mas a nossa ideia é investir cada vez mais no inverno. Já temos uma parceria com alguns eventos, como a Festa da Tainha da Ilha do Mel e o Antonina Blues Festival, e estamos incentivando as prefeituras e o setor privado a investirem cada vez mais no Litoral para criar novas atrações.

No ano passado levamos uma edição dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) para o litoral, criando o Festival de Inverno, que reuniu 49 eventos esportivos em Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Antonina e Guaraqueçaba. Houve disputas de bodyboarding, beach soccer, skate, teqball, stand up paddle, handebol de areia, canoagem oceânica, kart, triathlon, basquete 3×3, entre outros. Isso ajudou a ocupação dos hotéis e do comércio.

Todo esse trabalho de modernização do litoral também tem o objetivo de gerar novos negócios e o desenvolvimento das cidades. Teremos um litoral ainda mais movimentado daqui a alguns anos.

Por Brunow Camman
27/02/2025 10h30

Artigos Relacionados

Verão Maior tem 92% de aprovação do público; confira números da temporada

Verão Maior Paraná: confira 7 momentos marcantes da temporada 2025