Quando Zé Celso Martinez no teatro, Glauber Rocha no cinema e, sobretudo, Caetano Veloso e Gilberto Gil na música fundiram elementos dos mais diversos de maneira híbrida e sincrética sabiam que estavam a dar um novo rosto à cultura popular do Brasil, era algo que já existia, já estava pronto no seio da brasilidade, só faltava por no liquidificador e bater.
Caetano e Gil bateram Beatles com bossa nova, Luiz Gonzaga com jazz, samba com Jovem Guarda. Dava-se início assim, no final dos anos 1960, ao Tropicalismo, movimento que buscou expressar o velho de jeito novo. Introduziram no que viria a ser a MPB a guitarra elétrica, um dos grandes símbolos que marcou a história tropicalista. Em 1967, tempos de ditaduras e marchas, artistas reuniram-se contra este instrumento, a ala conservadora emepebista, inflamada pelo nacionalismo, acreditava que a guitarra não traria somente o instrumento em si, por trás dela tinha “um monte de lixo americano”, como falou Chico de Assis, um dos jurados nos famosos Festivais de Música Popular. A galera da Jovem Guarda, influenciada pelo rock americano e pela americanização, com suas bandinhas de rock e cortes de cabelo, foram postos à margem da dita música popular brasileira.
Porém, Caetano e Gil (e não só eles, que fique bem claro) deram o jeito de unir o programa de Carlos Imperial, responsável por revelar os talentos da Jovem Guarda, com músicas de Carmen Miranda. Conseguiram. Ponto positivo.
O Brasil, no entanto, vai além do eixo Rio-São Paulo – ou, na melhor das hipóteses, Sudeste-Nordeste. Há outras coisas que ficaram à margem do Tropicalismo, a começar pelo próprio nome. Quem tem o mínimo de conhecimento geográfico sabe que o Brasil não é só litoral, muito menos exclusivamente tropical, pois do Trópico de Capricórnio para baixo o Brasil tropical passa a ser o Brasil temperado.
E no sul, como a história mostra, o país é outro, é um dos vários brasis. E querer unir todos num único estereótipo é algo descabido e impossível. Por menos deterministas biológicos que sejamos, o clima não permite que nós sulistas tenhamos uma vivência tropical. Tropicalista, talvez, mas com uma identidade própria. Foi isso que fez Vitor Ramil.
Foto: reprodução
O compositor de Pelotas não se identificou como um brasileiro tropical e acertou na escolha. Cá no sul temos frio, precisamos nos encapar para sair de casa, temos neve e geadas. Temos nossa cultura e necessitamos de uma estética que nos una. Ramil sugeriu a “estética do frio”, escreveu um livro para descrevê-la, eis o que diz: “Precisamos de uma estética do frio, pensei. Havia uma estética que parecia mesmo unificar os brasileiros, uma estética para a qual nós, do extremo sul, contribuíamos minimamente; havia uma ideia corrente de brasilidade que dizia muito pouco, nunca o fundamental de nós. Sentíamo-nos os mais diferentes em um país feito de diferenças”. Ele vendeu seu peixe e aplicou a estética do frio nos gaúchos, mas a apropriação dela para os que habitam a região sul e se identificam com tal cultura parece válida.
O sentimento de distanciamento das pessoas do sul com o resto do Brasil, talvez pela grande carga de imigrantes ou pelos desfechos históricos, em determinados aspectos poderia marginalizar esta parte do país, mas Ramil expressou de maneira sensata o que as pessoas do sul são: “Não estamos à margem, mas ao centro de uma outra história”.
O hibridismo sulista é tão rico que se manifestou na música com o surgimento de vários movimentos como o Templadismo, termo criado por Daniel Drexler, irmão do Jorge, a fazer um trocadilho com Tropicalismo, mostrando que no sul, aqui leia-se Argentina, Uruguai e sul do Brasil, também há fusões de culturas; e também a própria estética do frio. Uruguaios, argentinos e gaúchos conseguiram elevar a milonga, ritmo quase folclórico, ao status de música contemporânea. Nomes como Ramil, Daniel e Jorge Drexler e Kevin Johansen são responsáveis por essa revolução que acontece na música que um dia foi classificada apenas como regionalista.
Data de Lançamento: 24 de junho de 2022
Data de Lançamento: 22 de junho de 2022
Amor & Gelato é baseado no romance homônimo de Jenna Evans Welch. Lina está indo para a Itália, mas não porque quer, mas sim porquê o último desejo de sua mãe antes de morrer era que ela conhecesse seu pai. Mas que pai vai querer ver a filha depois de 16 anos sem vê-la uma única vez? Lina não está nada animada. Isso até que seu pai dá o diário de sua mãe para ela. Lendo as palavras da mãe, ela descobre que talvez seu pai não seja realmente seu pai biológico. Sua mãe estava apaixonada por dois homens enquanto passava o verão na Itália, se aventurando, visitando lugares e, é claro, comendo muitos gelatos. Mas Lina não está desacompanhada, ela acaba conhecendo Ren, um italiano charmoso que, por algum motivo, decide ajudar a garota e a traçar os mesmos passos que uma vez sua mãe fez.
Data de Lançamento: 24 de junho de 2022
Estrelando Kevin Hart, Woody Harrelson e Kaley Cuoco, O Homem de Toronto conta a história do assassino mais mortal do mundo e um trapalhão nova-iorquino sendo confundidos enquanto estão hospedados em um Airbnb.
Data de Lançamento: 22 de junho de 2022
Data de Lançamento: 24 de junho de 2022
Remake coreano da popular série espanhola, La Casa de Papel: Coreia acompanha um grupo de inteligentes criminosos planejando um enorme roubo a um dos maiores bancos da península coreana. Neste mundo, com a Coreia do Sul e Coreia do Norte unificadas, uma nova moeda é criada. Apesar de, a princípio, a unificação parecer algo positivo para a península, logo percebemos que a realidade está longe disso. Com a nova moeda, os ricos de ambos os lados acumulam riqueza enquanto os pobres continuam sofrendo na miséria. Um grande estrategista, conhecido como o Professor (Yoo Ji-tae), reúne um grupo de assaltantes com diferentes habilidades para cumprir essa complicada missão. Mas com personalidades distintas, os criminosos acabam entrando em conflito uns com os outros, causando problemas ao complexo plano. No dia do assalto, várias complicações inesperadas aparecem pelo caminho, obrigando cada um dos bandidos a tomar atitudes desesperadas para que o plano funcione e eles voltem milionários para casa.
Data de Lançamento: 22 de junho de 2022