Quem busca aproveitar o feriado para uma viagem, mesmo com o Dia da Independência caindo nesse sábado (07/09), tem várias opções. Na Região Metropolitana de Curitiba e até mais distante, há escolhas como zoológico, passeios de ecoturismo, pousadas e mais. Pequenas viagens de carro, no esquema bate-e-volta, ou até aproveitando o Dia da Padroeira da cidade no domingo para passar a noite, apresentam passeios memoráveis para o fim de semana.
Confira a lista de indicações:
O zoológico interativo apresenta aves silvestres nativas e exóticas. O Zoo Casa das Araras é licenciado pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). O espaço alia objetivos educacionais, científicos, conservacionistas e recreativos. O contato com as aves é acompanhado de uma campanha de conscientização sobre o tráfico de animais silvestres e a importância de proteger a fauna e a flora nativas.
Onde: Rodovia PR 317, Lote de Terra sob. 1-J – Iguaraçu.
Preservando a memória de imigrantes, o Museu Parque Histórico de Carambeí apresenta a vida dos colonos que se instalaram no início do século passado no Paraná. Funcionando como um museu a céu aberto, recria casas e tradições dos povos germânicos no estado. Diversas exposições e vivências estão disponíveis no parque, que funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Onde: Av. dos Pioneiros, 4050 – Carambeí.
Desde 2017, a Estância Pedra do Índio oferece uma opção de turismo ecológico na cidade de Ribeirão Claro. O nome vem de uma pedra que forma uma escultura natural no formato de um rosto. Há uma trilha até o mirante próximo à pedra, entre outras atrações como tirolesa, passeio de escuna e parapente. Há também um restaurante no local.
Onde: Estrada da Limeira – Ribeirão Claro.
O Lavandário Vale dos Sonhos está entre os espaços preferidos para quem quer fazer fotos de noivado, gestante e casamento. O clima romântico do espaço cria um cenário sem igual, especialmente na temporada de lavandas. Outras flores como girassol também tem seu espaço no Lavandário. O café completa as opções do local, incluindo bolachas feitas com lavanda. O Lavandário fica em Witmarsun, ideal para um bate-e-volta.
Onde: Colônia Witmarsun – Palmeira.
A Pousada Hakuna Matata traz diversas atrações para relaxar no Dia da Independência. A uma hora de Curitiba, o espaço tem trilha até o Rio Nhundiaquara, piscina aquecida, quadras esportivas e spa. Na gastronomia, clássicos paranaenses como Barreado se aliam ao cocktail bar. Os drinks com cachaça estão entre os favoritos dos visitantes.
Onde: Reta do Porto, km 4,9 – Morretes.
Um ambiente charmoso e ideal para escapar do agito, a Estância Maktub fica em Morretes. São chalés e casas para locação, distribuídos em meio a Mata Atlântica. Também pode-se pedir o day use. Das aventuras na natureza, como um passeio de canoa, até experiências gastronômicas e pedidas especiais para casais, o espaço oferece ótimas vivências para o feriado.
Onde: Estrada do Itupava, Km 1,7 – Porto de Cima, Morretes.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.