Paraná ganhará 1° museu internacional de arte da América Latina

Foto: Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Quem disse que o paranaense só pode ir ao Louvre para ver grandes obras de artes? O Brasil será o primeiro país da América Latina a estabelecer um convênio com o Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, de Paris (França), para a construção de um museu internacional. Sem previsão de entrega, o local escolhido para abrigar o museu será Foz de Iguaçu, a 637 Km da capital paranaense. O acordo foi assinado pelo estado do Paraná na segunda-feira (27).

“Além do projeto do museu, é muito importante esse intercâmbio. Temos alguns artistas brasileiros expostos na França. E esse intercâmbio vai ser muito importante no futuro. O Pompidou gosta muito do Brasil e a resposta de Foz do Iguaçu sempre foi muito positiva”, afirma Marc Pottier, coordenador internacional do projeto. 

De acordo com a administração estadual, após a execução da primeira fase de planejamento, será lançado em 2023 um concurso de arquitetura para escolher o projeto do museu internacional. A ideia inicial é um centro cultural de 10 mil metros quadrados capaz de abrigar as mais variadas manifestações e incentivar a produção cultural da região.

Segundo a superintendente-geral de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o Estado estudou muito a região de Nantes, na França, para dimensionar o impacto de um museu em uma cidade média. E lá já são 2 milhões de visitantes/ano com os investimentos em cultura. Bilbao, na Espanha, com 360 mil habitantes, também recebe 1 milhão de turistas/ano após esse olhar para as artes.

SOBRE POMPIDOU 

Mais do que um museu de arte, o Centro Pompidou de Paris é um complexo cultural efervescente que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema, dança e centro de música e estudos acústicos. Ele foi inaugurado em 1977 e é um dos locais de encontro mais procurados por parisienses e visitantes. Além da sede francesa, o Pompidou possui “antenas”, como são chamadas suas unidades, na Bélgica, Espanha e China, e, futuramente, no Brasil. Tudo, né?!

Foto: Getty Imagens

Por Carol Maltaca
29/06/2022 10h09

Artigos Relacionados

De Stonewall aos dias de hoje: por que 28 de junho é dia internacional do orgulho LGBTQIA+

Festa de rock em Curitiba terá 10h de open bar e dois palcos