Ele tentou mais uma vez. Apesar de ter um elenco estrelado, boas ideias e toques sutis de metalinguagem, “Tempo“, novo filme de M. Night Shyamalan, que prometia ser intrigante e engenhoso, acaba por subestimar a audiência e se perde na vastidão de conceitos mal resolvidos.
O filme começa inofensivo, o casal Prisca e Guy, interpretados por Vicky Krieps e Gael Garcia Bernal, levam seus filhos a um resort para passar um último fim de semana como família antes do premeditado divórcio. Nos primeiros minutos, a premissa do filme já fica redundante com a constante referência ao tempo no roteiro. Num café da manhã, a família é convidada a ir a uma praia reclusa que apenas hóspedes especiais são convidados a ir. E é aí que de fato a trama começa a se desenrolar.
Ao chegar na praia, tudo vira de cabeça para baixo. De repente tem um rapper famoso (Aaron Pierre), um corpo numa gruta, as crianças começam a sentir as roupas de banho encolherem e a praia que era exclusiva agora tem mais de dez pessoas. As mesmas crianças, em questão de horas, se tornam adultas, mas essa mudança aparentemente não é o mais importante para os personagens. Depois do primeiro corpo, outros começam a cair de todos os lados, e a premissa do filme que seria descobrir o porquê de as crianças terem envelhecido se torna um mistério a respeito de quem foi o assassino do primeiro cadáver.
Além de não saber muito bem qual mistério o roteiro quer priorizar, Shyamalan no longa, bebe da água de Christopher Nolan, e decide que a cada nova premissa que apresenta existe a necessidade de repassar todas as descobertas feitas pelos personagens, subestimando a capacidade da audiência de lembrar do último plot que aconteceu a duas cenas atrás.
O tempo não é o eixo do filme porque, ironicamente, o desenvolver do mistério aconteceu rápido demais, e visto a falha do roteiro, o filme fica se reinventando a cada dez minutos com uma nova premissa seja descobrir quem foi o assassino, como sair da ilha ou porque eles estão ali.
Algumas outras falhas no filme são a demonstração da progressão do tempo, que às vezes é tão clara quanto o crescimento súbito das crianças e outras vezes sutil demais quanto um punhado de cabelos branco e algumas rugas no rosto de um dos adultos; e a sugestão de um relacionamento entre um homem adulto e uma mulher que a minutos atrás era uma criança de 11 anos.
Apesar das falhas de roteiro, os atores fazem o trabalho bem feito. Felizmente eles são carismáticos o suficiente a ponto de cativar a audiência que fica curiosa com o seu desfecho.
Infelizmente não foi dessa vez que o diretor conseguiu executar bem as suas ideias que pareciam promissoras, e por isso se tornaram mais um punhado de fios soltos com um desfecho não satisfatório.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Jardim dos Girassóis acompanha o casal Roberto (Rodrigo Lombardi) e Carol (Fernanda Vasconcellos), que vivem uma vida regada a muito amor junto dos filhos. Um acontecimento trágico, porém, abala as estruturas da família. Lamentando a perda de um dos membros, todos tentam seguir em frente, apesar da dor. O filho mais novo do casal Lucas, entretanto, vira peça-chave para o desenrolar dessa fatalidade, uma vez que passa a conviver e ser perseguido pelo espírito inconformado com a própria morte. A partir daí, a família deve buscar ajuda espiritual para acabar com os momentos perturbadores e perigosos que colocam Lucas em risco e começam a acontecer cotidianamente. Baseado no romance espírita de mesmo nome da autora Lygia Barbiere do Amaral, Jardim dos Girassóis mostra, através das premissas religiosas do espiritismo, esse entrelaçamento entre vidas passadas e vidas atuais.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em Tesouro, uma filha curiosa viaja para a terra natal de seu pai para reconstruir as raízes de sua família. Tesouro narra a história da jornalista Ruth (Lena Dunham) em uma viagem para a Polônia acompanhada de seu pai Edek (Stephen Fry). Sobrevivente do Holocasuto, Edek tomou uma decisão muitos anos atrás de deixar seu país de origem, esquecer seu passado e seguir em frente, não desejando confrontar o que passou. Bem-humorado, charmoso e extrovertido, ele aceita acompanhar Ruth nessa jornada inicialmente apenas para vigiá-la, fazendo então seu próprio roteiro divertido. Quando, entretanto, os dois vão visitar o antigo lar da família, o clima pesa e Edek passa a sabotar os planos da filha, que deseja conhecer os lugares onde ele viveu e cresceu antes do Holocausto. Entre conflitos geracionais e situações cômicas, pai e filha se conectam pela primeira vez, descobrindo histórias emocionantes e enfrentando um trauma familiar através do humor e da sensibilidade.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Em A Redenção: A História Real de Bonhoeffer, enquanto o mundo oscila à beira da aniquilação durante a Segunda Guerra Mundial, Dietrich Bonhoeffer (Jonas Dassler), um pregador do amor envolvido em um assassinato contra um tirano maligno, é levado ao epicentro de uma conspiração mortal para assassinar Hitler (Marc Bessant). Com sua fé e destino em jogo, Bonhoeffer deve escolher entre defender suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Sua mudança de pregar a paz para tramar assassinatos alterará o curso da história ou lhe custará tudo? Até onde alguém irá para defender o que é certo?
Data de Lançamento: 28 de novembro
O Clube das Mulheres de Negócios é ambientado em um mundo onde os estereótipos de gêneros são invertidos, portanto, mulheres ocupam posições de poder que normalmente são ocupados por homens, e homens cumprem os papeis de serem socialmente submissos. A narrativa irá acompanhar Jongo (Luís Miranda), um fotógrafo renomado com o seu amigo jornalista, Candinho (Rafa Vitti), que chegam de manhã em um clube de campo em São Paulo. Esse clube, comandado por Cesárea (Cristina Pereira) e sua melhor amiga, Brasília (Louise Cardoso). Jongo já está preparado para o que os aguarda naquele ambiente onde metade das mulheres estão envolvidas com a justiça, já Candinho, terá um dia cheio de revelações escandalosas que o farão refletir sobre suas amizades e sua identidade. O Clube das Mulheres de Negócios aborda questões emergentes não apenas do machismo, mas também do racismo, do classicismo e da corrupção, enraizados na cultura patriarcal do Brasil e do mundo.
Data de Lançamento: 28 de novembro
Sequência da já clássica animação musical da Disney, Moana 2 acompanha o reencontro de Moana e Maui para uma nova aventura pelos mares. Passados três anos desde a última jornada marítima, um chamado de seus ancestrais leva a jovem polinésia Moana de volta para águas perigosas e distantes da Oceania com um grupo improvável de marinheiros. Com a ajuda também do semideus Maui, ela deve quebrar uma maldição terrível que um deus cruel e com sede de poder colocou sobre uma das ilhas de seu povo. Nessa grandiosa missão, Moana e sua equipe vão desbravar novos territórios e enfrentar velhos e novos inimigos, como monstros marítimos, feitiços e deuses do mal. Tudo isso em busca de reconectar sua nação e assegurar a paz dos oceanos.