Adriana Karam, presidente do Grupo Educacional Opet, recebe Prêmio Empreendedora Curitibana 2024

Adriana Karam do Grupo Educacional Opet. Foto: Angel da Veiga.
Foto: Angel da Veiga

O protagonismo feminino no meio empresarial é valorizado em Curitiba com um prêmio especial. A premiação Empreendedora Curitibana 2024 foi entregue na última terça-feira (19), destacando profissionais locais que levam inovação para diferentes áreas. Um júri especializado analisou as 226 candidatas inscritas e, junto com voto popular, selecionou vencedoras em quatro categorias. O prêmio foi entregue em cerimônia no Auditório Regina Casillo, do Solar do Rosário.

Na categoria média empresa, a vencedora foi a presidente do Grupo Educacional Opet e reitora do Centro Universitário UniOpet, Adriana Karam. “É uma honra receber esse reconhecimento porque ele reflete o esforço coletivo de toda a equipe do Grupo Opet para promover uma educação transformadora”, comentou Adriana no evento.

Outras premiadas da noite foram Cintya Alessandra Santos Pessoa da Casp Desenvolvimento Humano, na categoria MEI, Bruna Passoa da i-Cont Assessoria Contábil na categoria Micro Empresa, e Danielle Serradilla Miguez Mello da PlanejaDin, na categoria Pequena Empresa.

Inovação

Adriana Karam assumiu a presidência do grupo Opet em um momento delicado, durante a pandemia. Desde 2020, enfrentou os desafios daquele período enquanto trabalhava formas inovadoras de repensar a educação. Não só as mudanças tecnológicas, mas uma revolução na forma de pensar o ensino universitário vem sendo aplicado nos cursos. “Tradicionalmente, a Opet sempre pensou e caminhou pensando e introduzindo novas tecnologias. Tecnologias digitais, tecnologias no jeito de fazer as coisas, de trabalhar processos de atividades profissionais”, a presidente comentou em entrevista ao Curitiba Cult.

WIM Angels

Outro destaque da carreira de Adriana é o projeto WIM Angels, Women Investment Movement, do qual ela é fundadora. O grupo faz investimentos-anjo em projetos empresariais femininos. “Existem pesquisas que demonstram que empresas lideradas por mulheres têm resultados financeiro melhores e têm práticas de olhar as pessoas de maneira diferenciada. E eu não quero dizer com isso que uma empresa gerida por uma mulher é melhor do que uma empresa gerada por um homem. Eu penso que o mundo precisa das duas lideranças, o mundo precisa da liderança com maior número de pessoas possível com características diferentes. A diversidade traz qualidade, a diversidade traz inovação. Portanto, ter mulheres na liderança é um elemento fundamental para que possamos ter mais prosperidade e um cenário empresarial e também resultados e ambientes de trabalho mais equitativos, mais diversos e com melhores resultados”, afirmou.

Prêmio

Em sua sexta edição, o Prêmio Empreendedora Curitiba é realizado pela Prefeitura de Curitiba com o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. A premiação destaca o protagonismo feminino nos negócios. Neste ano, a cerimônia homenageou a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, falecida em 20 de agosto deste ano. Margarita era grande entusiasta do protagonismo feminino no empreendedorismo.

Por Brunow Camman
21/11/2024 17h50

Artigos Relacionados

As profissões do futuro, de acordo com profissionais de ensino

Avanços tecnológicos e mudanças de hábitos vem moldando o novo ensino superior no Brasil