Começou no último dia 28 de agosto o festival “8 ½ Festa do Cinema Italiano“, que reúne 20 dos melhores filmes produzidos na Itália nos últimos anos. A plataforma brasileira Looke está envolvida e é quem está disponibilizando os links das produções para quem quiser assistir gratuitamente em seu site oficial.

O evento vai até o dia 10 de setembro e traz entre filmes e documentários, sendo nove deles inéditos nos cinemas brasileiros. Os interessados só precisam preencher um cadastro gratuito nesse site.

Os filmes disponibilizados no Festival são: “Normal” (Normal), de Adele Tulli; “Os Mosqueteiros do Rei” (I Moschettieri del Re – La penultima missione); “Como um Peixe Fora D’Água” (Come um Gato in Tangeziale), de Riccardo Milani, e “Bendita Loucura” (Benedetta Follia), de Carlo Verdone. Os longas “O Sonho de uma Família” (Magari?), de Ginevra Elkann, e “A Gata Cinderela” (Gatta Cenerentola), de Alessandro Rak.

Confira o trailer de “Normal”, um dos documentários italianos mais premiados do ano (Menção Especial Nastro d’Argento 2020 e destaque no Festival de Berlim 2019).

Os títulos inéditos são: “Nápoles Velada”(Napoli Velata), de Ferzan Ozpetek; “Selfie” (Selfie) de Agostino Ferrente; “O Aprendizado” (L’Apprendistato), de Davide Maldi; “A Passagem” (Il Varco) , de Federico Ferrone e Michele Manzolini; “Fortunata” (Fortunata), de Sergio Castellitto; e também: “ E agora, a Mamãe Saiu de Férias” (10 giorni senza mamma), de Alessandro Genovesi; “Martin Eden” (Martin Eden), de Pietro Marcello; “O Rei de Roma” (Io sono Tempesta), de Daniele Luchetti; “Testemunha Invisível” (Il Testimone Invisibile) , de Stefano Mordini; “O Caravaggio Roubado” (Una storia senza nome), de Roberto Andò; “Desafio de um Campeão (Il campione), Leonardo D’Agostini; “Uma Questão Pessoal” (Uma Questione Privata), de Paolo e Vittorio Taviani; Nico, 1988, (Nico,1988) de Susanna Nicchiarelli; “A Vida em Família”(La Vita in Comune), de Eduardo Winspeare.

Todo os filmes e documentários do 8 ½ Festa do Cinema Italiano estão disponíveis no site do festival e no site do Looke. Os filmes podem ser assistidos em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows.