4 bares e restaurantes em prédios históricos de Curitiba

foto: Nakayna Matias

Curitiba é linda demais e parte dessa beleza está em sua história. A arquitetura da cidade também é um de seus charmes. Combinando os dois aspectos e servindo o melhor da gastronomia da cidade encontramos a receita perfeita. O Curitiba Cult hoje te conta 4 restaurantes em prédios históricos de Curitiba.

Lupita Bistrô Bar

O bistrô está localizado em um dos mais conhecidos prédios da cidade: o Edifício Anita. Construído em 1950, o imóvel alia toques modernistas e de art déco e foi nomeado em homenagem à esposa do jornalista Frederico Faria de Oliveira, dono do imóvel. Localizado em região central, chama atenção pela fachada coberta de trepadeiras e por ter uma casinha em seu topo. O Lupita aproveita essa ambientação charmosa para oferecer uma gastronomia variada, de porções como o Bolinho de bacalhau com maionese trufada até pratos como a feijoada, servida aos sábados.

Atendimento: segunda a quinta, das 9h às 23h, e nas sextas e sábados, das 9h à meia-noite

Ninna Cozinha

O restaurante está localizado em um casarão centenário e tem uma proposta de abarcar delícias do café da manhã até o jantar, equilibrando pedidas como Brioche com patê de fígado de galinha, cogumelos, ovo perfeito, espuma de Grana padano e bacon, até Nhoque de batata com molho bolonhesa e espuma umami, quinoa crocante e tomatinho seco. A estrutura original da casa é mantida e celebrada em detalhes como amplas janelas que favorecem a luz natural do dia e até parte do piso antigo em disposição no ambiente.

Foto: Estanis Neto

Onde: R. Desembargador Motta, 1861 – Batel

Atendimento: segunda a sábado, das 8h às 23h, e aos domingos, das 9h às 17h

Marbô Gastronomia

 O casarão onde funciona a Marbô é uma atração à parte do ambiente, conhecido pelo brunch. O imóvel, conhecido como Casa Belotti, foi considerado Unidade de Interesse de Preservação pela Prefeitura de Curitiba. O design modernista da residência foi projetado em 1953 pelo arquiteto Lolô Cornelsen e chama atenção desde a fachada e entrada com jardim até os salões internos (que recebem exposições de artistas locais) e a área externa. O cardápio variado passa por pedidas como pães artesanais, quiches, grelhados e diversos doces.

Foto: Divulgação

Onde: R. Dr. Faivre, 621 – Centro

Atendimento: quarta a domingo, das 11h30 às 16h

Café do Paço

A construção de 1916 nos estilos neoclássico e art nouveau abriga hoje um centro cultural e o Café do Paço, café escola do SESC. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi restaurado, porém mantendo características originais, da escadaria de madeira, passando pelas salas com janelas altas até a torre que abriga a entrada da cafeteria. A ambientação do espaço em madeira mantém o clima do prédio histórico de forma intimista e aconchegante. O Café do Paço serve diferentes tipos de cafés sofisticados, além de doces e salgados finos.

Foto: Orlando Kissner/SMCS

Onde: Praça Generoso Marques, 189 – Centro

Atendimento: terça a sexta-feira, das 11h30min às 20h, e sábados e domingos, das 11h às 16h30

Por Deyse Carvalho
14/01/2023 14h44

Artigos Relacionados

3 cafés para chamar de favoritos em Curitiba

5 lugares escondidos em Curitiba para você conhecer