A password will be e-mailed to you.

Se engana quem pensa que uma peça escrita em 1962 se torna ultrapassada e desinteressante em pleno século XXI. Muito menos quando o escritor for Edward Albee, estadunidense considerado um dos maiores dramaturgos do teatro moderno. O drama, que ganhou as telas de cinema em 1966 com Elizabeth Taylor e Richard Burton como protagonistas, chega ao Festival de Curitiba nesta quinta-feira (03) às 21 horas no Teatro Guaíra.

Coletiva de imprensa da peça “Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?” (Créditos: Karina Sonaglio)

O espetáculo é dirigido por Victor Garcia Peralta e conta com Zezé Polessa, Daniel Dantas, Erom Cordeiro e Ana Kutner no elenco. A ideia de traduzir o clássico “Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?” veio há aproximadamente 7 anos e foi um trabalho árduo. A negociação para liberar os direitos autorais do texto  do autor Edward Albee durou dois anos. Albee não aceita alterações no cenário, figurino e muito menos no roteiro. “A tradução foi impecável”, conta Ana Kutner.

Já o tradutor é bem conhecido de Zezé e Daniel. Se trata de João Polessa Dantas, filho do ex-casal. Os elogios por parte de todo o elenco e direção da peça levou a mãe de João às lagrimas em plena coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (03), no Memorial de Curitiba.

O tradutor afirma que a peça, quando escrita, foi muito à frente do seu tempo. “Antes (a peça) era mais romantizada. Hoje ela é melhor de ser vista e feita, é uma contemporaneidade”, diz João Polessa.

A trama, dividida em três atos, se passa em uma sala pequena e redonda. Nela, o casal Marta (Zezé Polessa) e Jorge (Daniel Dantas) – ela, filha do reitor de uma universidade e ele, professor – contracenam com Nick (Erom Cordeiro) e Mel (Ana Kutner) em uma história de revelações, mágoas e mentiras. O envolvimento do público nos jogos mentais e sexuais apresentados durante o espetáculo fazem com que as 2h20 de duração nem sejam percebidas.

“Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?” estreou em outubro de 2013 no Rio de Janeiro. Após a passagem pela capital paranaense, o a peça entrará em cartaz por 6 meses em São Paulo.

Serviço

Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?

Apresentações: quinta (03) e sexta-feira (04) às 21 horas no Teatro Guaíra

Ingressos: R$60 e R$30 (meia-entrada)

 

Karina Sonaglio