Uma senha sera enviada para seu e-mail

Você sabia que existem pessoas que são Altamente Sensíveis (highsensitive)?! Estudos mostram que 20% da população é altamente sensível, isso quer dizer que de 5 amigos, pelo menos 1 é e a gente pode nem saber quem seja.

Se você for uma dessas pessoas e não tem um nível muito bom de autoconhecimento, possivelmente você deve estar sofrendo. Mas calma, pra tudo tem uma solução! As pessoas que são muito sensíveis precisam se entender e entender o mundo muito mais do que tentar ser forte em todas as situações.

Normalmente, não estamos acostumadas com pessoas altamente sensíveis, acham que é drama, frescura, bobagem, não respeitam e nem validam o sentimento do outro. Então você que é altamente sensível, eu sei que você muitas vezes segura o choro, ou chora escondido. Ouve que precisa se animar e se alegrar e não deixar a tristeza tomar conta, nem a raiva, mas esses sentimentos vêm como se fossem automáticos.

Mas tudo bem, tudo bem você chorar, tudo bem ficar triste, tudo bem sentir raiva, tudo bem você querer tanto acelerar as coisas que fica até paralisado, tudo bem surtar um pouquinho às vezes, você só está processando as coisas mais profundamente.

Você só precisa se entender mais e respeitar sua essência, escolher quem entra na sua vida e para quem você se abre. É importante saber que nem tudo você precisará aceitar, também não precisará se expor e dar muitas explicações. E claro, vai precisar perceber que tudo isso é um dom, experimentar essa experiência maravilhosa que é viver realmente sentindo a vida, intensamente.

Mas como descobrir se você é uma dessas pessoas? Ligue o auto observador e perceba suas sensações, perceba seu corpo, seus sentidos, observe-se.

Quando você está em um ambiente qualquer, a casa de alguém, uma loja, um bar, você percebe as sutilezas do ambiente? As mudanças de som, os barulhos que quase ninguém ouve, mudança de temperatura, um vento encanado, um cheiro diferente, a mudanças de humor das pessoas, o clima emocional do ambiente, a energia daquele lugar?

O humor das pessoas te afeta? Você está bem e de repente encontra alguém e seu humor muda sem motivo aparente? Você quase sente o que os outros estão sentindo?

Tem a necessidade de ficar sozinho e em silêncio no escuro? Parece que precisa se afastar de estímulos porque está se irritando com tudo?

Você é muito sensível a dor? Parece que sente mais dor do que os outros?

Quando algo não está bem no seu corpo, você não consegue fazer mais nada? Fica focado no desconforto, por exemplo, fome, dor, ou qualquer incomodo?

Os alimentos te causam efeitos emocionais? Você fica muito agitado com os efeitos da cafeína, do guaraná ou fica bêbado muito rápido, ou sente os efeitos dos remédios mais fortes em você?

Percebe seus cinco sentidos mais aguçados? Roupa pinicando, sapato apertando te incomodam muito? Sente mais cheiros, percebe mais detalhes no ambiente, percebe os sabores da comida, se tem pimenta, se tem cebola…; as luzes de led dos aparelhos eletrônicos te incomodam? Os barulhos te irritam?

Tem sexto sentido? Uma intuição forte? Quase sabe o que acontecerá no futuro?

A arte te emociona profundamente? Você entende o abstrato?

Se assusta com facilidade, se impressiona com filmes de terror e depois não consegue dormir?

Não gosta muito de mudanças? Sente um pouquinho de medo quando tem que fazer alguma coisa pela primeira vez?

Como se sente quando está sendo observado fazer alguma coisa? Se sente julgado? Fica nervoso, se atrapalha e erra tudo?

Se você se identificou com essas situações e respondeu que “sim” para a maioria delas, provavelmente você é altamente sensível. Não se preocupe que está tudo certo com você, você só precisará aprender a lidar com essa essência mais intensa que você tem.

Se você quer falar mais sobre isso? Então clica aqui

E para estudar mais sobre esse assunto tem esse livro: Use a Sensibilidade a seu Favor – Pessoas Altamente Sensíveis da Elaine N. Aron