Os papéis dos gêneros e as complexas pressões sociais a respeito da sexualidade estão presentes no 24º Festival de Teatro Curitiba em três espetáculos da Mostra. Pessoas Perfeitas – da companhia brasileira Os Satyros –, Surfacing – performance do ator, cantor e compositor americano Holcombe Waller – e Double Rite – duplo espetáculo da companhia dinamarquesa Granhøj Dans – apresentam essas questões em suas abordagens cênicas.
Em Pessoas Perfeitas, Ruy, vivido pelo ator Ivam Cabral, é também Sarah, personagem feminino que adota em suas conversas telefônicas em um disque amizade. “É uma pessoa solitária, que vive a culpa de uma possível condição transgênera, possivelmente virgem, aos 45 anos”, explica o diretor Rodolfo García Vázquez. “Em salas de bate-papo, alimenta conversas eróticas com homens e mulheres, sempre usando sua identidade feminina, uma mulher carioca, esteticista, independente e confiante, que vive em São Paulo há alguns anos. O conflito entre esta identidade imaginária e o seu mundo real o leva a sofrer continuamente”, completa.
O espetáculo de Os Satyros traz, ainda, o personagem Binho – vivido pelo ator Henrique Mello – inspirado em entrevistas que o grupo fez com garotos de programa. “Ele é um michê que tem uma bissexualidade complexa. Sente prazer com homens, mas nega esse prazer para se sentir menos culpado”, explica Vázquez. “Faz sexo com homens, em geral casados, atendendo suas necessidades sexuais mais variadas. Com mulheres também apresenta dificuldades de estabelecer vínculos afetivos”, revela.
Holcombe Waller, de Surfacing, explica que seu espetáculo gira em torno de pessoas consideradas anarquistas, não-violentas, comunistas, revolucionárias e ideialistas. A peça não trata diretamente dos temas identidade de gênero e sexualidade. Porém, ele mesmo se identifica como um artista homossexual e dois dos personagens centrais retratados na peça se identificam como bissexual, Judith Malina, e outro como homossexual, Penny Arcade.
“O tema tece um caminho para o trabalho, mas não de uma forma direta ou em primeiro plano”, explica Waller. “Geralmente, o meu trabalho de performance explora assuntos que são, na América, politicamente de extrema esquerda. Eu acho que a minha auto-identificação como um artista americano gay independente, cria uma espécie de conexão com temas de sexualidade e identidade de gênero, através do espaço do liberalismo político”, analisa.
Em Double Rite, os dinamarqueses do grupo Granhøj Dans lançaram mão de um espetáculo duplo para debater a perda da inocência, os ritos de passagem e os papéis dos gêneros feminino e masculino na sociedade. Numa mistura de dança e teatro, as duas performances foram inspiradas na obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky. Em “Rite of Spring – extended” sete personagens masculinos entram em cena. A versão feminina, “Rose: Rite of Spring – extended 2”, traz oito mulheres no palco, inclusive uma pianista, cujo instrumento se transforma em parte do espetáculo.
O 24º Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pelo Banco Itaú e Tradener, tem patrocínio da Renault do Brasil, Petrobras, Copel, Fundação Cultural de Curitiba/Prefeitura de Curitiba e UEG Araucária e apoio da Itaipu Binacional.
Dias 28 e 29 de março, Teatro Paiol
Dias 31 de março e 1º de abril, Teatro Guairinha
Dias 28 e 29 de março, Teatro Guairinha
Crédito: André Stéfano
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.