Uma senha sera enviada para seu e-mail

O alfajor é um dos doces mais conhecidos pelo mundo, principalmente o argentino, mas a origem da guloseima é espanhola com influência arábica. Ao contrário dos que saboreamos hoje, ele originalmente era quadrado e sua receita tradicional era composta por farelo de nozes, farinha de amêndoa e mel. A bolacha era assada e recheada com um creme feito de leite e açúcar. Hoje temos milhares de variações, principalmente na Argentina, que é tradicionalíssima em servir os melhores alfajores do mundo.

Lembro-me exatamente da primeira vez que comi o tal doce dos deuses. Era inverno e chovia muito. Foi em um dos fins de semana que passava na casa da minha tia que tinha uma confeitaria no interior. Eu, como sempre acompanhava os passos dela na cozinha, a vi recheando pequenas bolachinhas redondas, e curioso que sou roubei uma, sem cobertura mesmo. Na hora minha tia falou para nunca comer doces inacabados, e que se eles têm uma receita com ingredientes, é porque cada um é essencial e faz parte de um conjunto. Desde então trago isso como lema na minha cozinha. E eis que surge minha paixão por alfajores.

Certo dia perguntei para ela de onde havia tirado aquela receita tão deliciosa. Aproveitando o embalo da história, ela foi me passando a receita e me ensinando cozinhar o doce de leite, assar as bolachas, a quantidade de amido de milho, o ponto da massa, a cobertura de chocolate…

E assim chegou em minhas mãos a receita que vou passar pra vocês. Guardem ela muito bem, é uma receita antiga e passada de geração em geração.

Receita de alfajor

Ingredientes:

200 g de manteiga sem sal cortada em cubinhos.
1 xícara de açúcar refinado
1 e 3/4 xícara de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de amido de milho
1 colher de café rasa de fermento em pó
4 gemas peneiradas
1 colher de sopa de essência de baunilha
raspas de limão
600 g de chocolate meio amargo para cobertura
450 g de doce de leite

Como fazer:

Primeiro adicione todos os ingredientes secos (farinha, açúcar…) com a manteiga gelada numa bacia. Depois que fizer uma farofa úmida com as mãos, adicione as gemas peneiradas, a essência e as raspas do limão. Misture bem com a mão, forme um retângulo da massa e a envolva em plástico filme. Deixe na geladeira por meia hora.

Tire da geladeira e abra a massa em uma espessura média, nem tão fina e nem tão grossa, em uma bancada polvilhada de farinha. Corte com a boca de um copo, ou com um aro, várias bolinhas, e coloque-as em uma forma untada e enfarinhada.

Leve até o forno pré-aquecido por 10 minutos a 180º até que fiquem douradinhas.

Desenforme ainda quente e deixe esfriar, de preferência em uma grade. Após isso, passe o doce de leite em uma das bolachas e coloque outra em cima. Derreta o chocolate picado e cubra as bolachas já recheadas.

Agora é só esperar o chocolate endurecer e os alfajores estão prontos.

Enjoy it 🙂