Após a 2ª Guerra Mundial, Hollywood viveu a Era de Ouro dos Musicais, e mesmo com a queda desde então no número de produções, é comum anualmente um longa-metragem se destacar no que podemos considerar um “musical moderno”. Foi assim com Moulin Rouge! (2001), Chicago (2002), O Fantasma da Ópera (2004), Dreamgirls (2006), Nine (2009), Mamma Mia! (2008), Os Miseráveis (2012) e até o recente La La Land (2016).
A maior parte desses musicais teve grande destaque nas principais premiações do cinema, como Oscar e Globo de Ouro, e com O Rei do Show não será diferente. O longa já garantiu três categorias no Globo de Ouro de 2018 (Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Canção Original) e é um forte candidato para disputar, ao menos, a categoria de Melhor Canção Original no Oscar por This Is Me.
De origem humilde e desde a infância sonhando com um mundo mágico, P.T. Barnum (Hugh Jackman) desafia as barreiras sociais se casando com a filha do patrão do pai e dá o pontapé inicial na realização de seu maior desejo abrindo uma espécie de museu de curiosidades. O empreendimento fracassa, mas ele logo vislumbra uma ousada saída: produzir um grande show estrelado por freaks, fraudes, bizarrices e rejeitados de todos os tipos.
Com referências visuais semelhantes a de Baz Luhrmann, o diretor estreante Michael Gracey consegue transformar o espetáculo circense em um espetáculo cinematográfico. Deixando de lado o comprometimento com a veracidade, Gracey segue as convenções que o gênero musical consolidou ao longo dos anos, explorando o lúdico e concretizando em tela o pacto existente entre obra e expectador: naquele universo em que a narrativa acontece, vale tudo. E com o tempo, o incômodo que a primeira quebra narrativa – para a inserção de uma música – causa logo é esquecido. As músicas, inclusive, são responsabilidade de Benj Pasek and Justin Paul – os mesmos compositores das canções de La La Land – não tinha como dar errado.
Hugh Jackman, no auge dos seus 49 anos, entrega mais uma atuação impecável – como já estamos acostumados. Mas ter um protagonista de peso recebendo tanto destaque – como acontece no longa – tem seus problemas. Preocupada em fazer com a história de Hugh fique em evidência – o que parece óbvio, uma vez que este é o protagonista – a narrativa negligencia personagens tão interessantes e promissores quanto o herói(?). É o caso dos personagens de Zac Efron e Zendaya, que tem o seu romance bem explorado no início do filme, porém, logo perde espaço para mais e mais Hugh Jackman. Entretanto, mesmo com pouco tempo de tela, o casal é responsável por uma das mais belas canções do longa: Rewrite The Stars.
A construção dramática também não é o forte do filme. Conflitos e obstáculos são resolvidos com a mesma facilidade e rapidez com que aparecem, fazendo com que os personagens não tenham que enfrentar verdadeiramente os desafios presentes no enredo. Mas isso não necessariamente enfraquece a narrativa, que continua tocante e com cenas deslumbrantes esteticamente. No fim, tudo parece perdoável quando todos estão em cena cantando, dançando e entregando uma mensagem de aceitação e amor.
O Rei do Show estreia neste Natal (25), mas alguns cinemas estão realizando sessões de pré-estreia durante toda a semana.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.