Uma senha sera enviada para seu e-mail

Agnaldo Silva não esconde sua quedinha por Grey’s Anatomy. Adepta ao Netflix, Dilma Rousseff não perde a oportunidade de tirar um tempinho para ver Downton Abbey. Barack Obama é tão fã de Game of Thrones que foi escolhido pela HBO para assistir à quarta temporada antes da estreia mundial. O gênero série tem um público eclético espalhado por todo o mundo. E a fórmula desse sucesso é objeto de estudo de muitos críticos, como Luiz Gustavo Vilela, que mediará nesta segunda-feira (23) o primeiro “Ciclo de Séries – De onde vieram, como vivem e do que se alimentam?”, na Livrarias Curitiba do Shopping Palladium, para discutir esse formato narrativo. O evento aberto ao público terá em torno de meia hora de palestra e meia hora de debate e começa às 19h.

Jornalista e autor da coluna Além do Óscar no Portal POP e do site Crônico de cinema, Luiz teve a ideia de começar o Ciclo de Séries com base na estrutura do Ciclo de Cinema, que já existia na livraria. “A ideia é fazer uma vez por mês, mais ou menos, respeitando o calendário escolar”, explica.

Durante o evento, o crítico irá fundo ao tema e apontará a história das séries, elencando curiosidades que hoje justificam o impacto do gênero na sociedade. Um exemplo dessas raízes que pouca gente conhece é a ligação entre os filmes e seriados. Enquanto as novelas, tão requisitadas na América Latina, nasceram das radio novelas, que, por sua vez, vieram dos folhetins dos jornais, a série surgiu da fragmentação de filmes – inclusive, era exibida semanalmente nas telas de cinema. “É por isso que, ao contrário das séries, as novelas são feitas para serem ouvidas e contém imagens meramente ilustrativas, com algumas exceções, como Roque Santeiro e Avenida Brasil ”, expõe Luiz.

Bem humorado, o palestrante não deixa de revelar suas predileções com o repertório de quem sabe o que diz. Quando perguntamos o que pessoas leigas em séries precisam saber e raramente sabem, ele foi brincalhão e direto ao ponto: “Que ‘Seinfeld’ é bem mais engraçado do que ‘Friends’, mas elas continuam insistindo no erro”. Ao que tudo indica, o evento promete ter essa mesma pegada crítica, leve e divertida.

Serviço – Ciclo de Séries – De onde vieram, como vivem e do que se alimentam?”

Quando: 23 de março de 2015
Onde: Livrarias Curitiba Shopping Palladium
Horário: 19h
Quanto: gratuito

Foto: Ipê Caramelo Fotografia